Tags:

A MATERA e o pioneirismo tecnológico

Para entrar e se consolidar em qualquer mercado é necessário possuir um diferencial em relação aos concorrentes. A MATERA se destaca pelo pioneirismo tecnológico norteando suas soluções desde 1989, quando adotou e começou a ministrar treinamentos em administração de banco de dados Oracle, antes de qualquer outra empresa no Brasil.

Esta visão em antecipar uma mudança de tecnologia permitiu que a MATERA ocupasse um lugar diferenciado no mercado corporativo, tornando-se referência para atender demandas do mercado brasileiro quando a Oracle ingressou com grande sucesso no país.

Quando a Internet foi lançada, em 1992, TCP/IP era um protocolo sem futuro para muitas instituições, mas não para a MATERA, que já trabalhava há algum tempo com esta tecnologia, e nos anos seguintes, criaria um provedor de acesso em parceria com uma emissora de TV da região de Campinas/SP.

Em meados de 1995, criou duas soluções inovadoras de grande sucesso, ambas utilizando a Internet como tecnologia principal. Na época, a Internet era vista como concorrente da MSN (The Microsoft Network – Rede da Microsoft para serviços online), o que muitas vezes representava um obstáculo já que muitas empresas utilizavam produtos Microsoft.

A primeira delas conectava os corretores à uma grande seguradora nacional pra enviar propostas de seguro de automóvel, por meio da Internet, para análise. O projeto simplificou o tempo de processamento, antecipando o fluxo de caixa da empresa em 5 dias.  A mudança teve um impacto tão positivo que chamou a atenção de uma grande seguradora global que veio ao Brasil, e surpreendendo-se com o processo todo na web, adquiriu a nacional e implementou o projeto em sua matriz.

Outra grande ideia foi o lançamento da autorizadora de consulta médica, por cartão via Internet, com o objetivo de reduzir custos de transações. Em 1996, este método proporcionava 1.500 transações por dia (utilizando Internet Explorer 2), número impressionante até para as lojas virtuais de 2015. A aplicação do conceito na ocasião não era trivial e a MATERA teve que ministrar treinamentos aos atendentes dos planos de saúde, inclusive ensinando-os a utilizar o mouse.

Em 1999, para complementar sua suíte MATERA Banco a empresa criou o SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro), primeira grande solução em tecnologia JAVA na plataforma web para Instituições Financeiras. A partir daquele momento, a MATERA passou a migrar todos os demais sistemas das suítes MATERA Banco e MATERA Gestão Empresarial para a plataforma web, proporcionando uma mudança de comportamento dos usuários, preparando-os para o modelo SaaS (Software as a Service), que viria a ganhar espaço no mercado alguns anos depois com chegada do conceito de software na Nuvem.

Ao longo desta jornada, a MATERA aprendeu que para o pioneirismo tecnológico dar resultados do lado do cliente tem que haver alguém de perfil ousado, que seja inovador e esteja preparado para assumir riscos. Muitos executivos não desejam assumir riscos, mas quem assume pode conquistar um portfólio com soluções transformadoras. Além disso, deve-se ter um olhar cético para não incorporar toda tecnologia que está na moda, pois muitas tendem a não sobreviver ao tempo. Vale lembrar que no mundo tecnológico tudo muda o tempo todo e quem decide ficar na zona de conforto conta apenas com a sorte.

Por VALMIR MASSAFERA JR

Designer cheio de ideias, está sempre buscando se há formas de otimizar qualquer comunicação gráfica que encontra. Nerd convicto, nas horas vagas pensa que para ser o Batman só lhe falta o mordomo.

Postado em: 27 de fevereiro de 2015

Confira outros artigos do nosso blog

MATERA patrocina Software Experience 2017

05 de outubro de 2017

Caue dos Santos Pereira

Nova diretoria de Inovação e Negócios da MATERA busca parcerias

20 de abril de 2017

Vania Hoshii

Retrospectivas Bombásticas – Keep Talking and Nobody Explodes

17 de março de 2017

Bruno Gonçalves Zanutto

Prato de hoje: Retrospectiva

02 de fevereiro de 2017

André Suman

Deixe seu comentário