Afinal, o que é Scrum Master?

Entenda a importância de Scrum Master em um time de software!

Por FERNANDA ROGGE BARBOSA

 

Será que em algum momento já passou pela cabeça de vocês essa dúvida: mas afinal, o que faz um Scrum Master? Porque estão no nosso time e começaram do dia pra noite a questionar nossa forma de trabalhar, assumir responsabilidades que são nossas, fazer parte do nosso dia a dia?

 

Apenas um disclaimer: Na Matera os Scrum Masters são chamados de Agilistas. E por que isso? Porque percebemos que existem muitas opções de frameworks Ágeis que também fazem sentido para o nosso negócio. O framework Scrum é interessante, mas o Método Kanban, por exemplo, também é. Para a nossa realidade o melhor é não ser apaixonado por uma ideia fixa. Gosto do pensamento de um colega que me disse que ser Agilista é exercer um papel que pense em como tirar proveito de tudo o que vivenciamos, seja nas boas ou más experiências e, com isso, consiga ser produtivo em cima de algo bloqueante.

 

scrum_master

 

Mas, voltando à nossa questão existencial, o que fazem os Scrum Masters?

 

Lembram da parte: “ser produtivo em cima de algo bloqueante?” Essa é uma das nossas responsabilidades. Somos a parte que contribui para organização das pessoas, dos processos e  das ferramentas para que o objetivo da missão recebida pelo time seja atingido.

 

E o que mais?  

• Somos as pessoas que sempre estão pensando em como fazer algo melhor. Então, quando falta tempo e alguém se sobrecarrega, sobra tempo e alguém fica parado, ou quando duas pessoas estão fazendo a mesma coisa ao mesmo tempo, somos nós Scrum Masters que estaremos focados em identificar e alertar o time nessas situações;

 

• Somos aqueles que batalham para manter o foco do time nesse mundo de muitas informações, demandas, vontade de aprender e ensinar e isso não é uma das partes mais fáceis! Valorizamos a experimentação, criação, mas quando assumimos o compromisso de um desafio, ajudamos o time  a manter os olhos focados no objetivo;

 

• Faz parte também do nosso trabalho entender de pessoas. Acreditamos que as pessoas e suas relações sejam o maior ativo de uma empresa. Por isso é importante conhecê-las, entender seus talentos individuais, mas acima de tudo, ajudar a combinar esses talentos para que trabalhem em equipe, além de motivá-las a compartilharem seus conhecimentos;

 

• Pensamos muito em como entregar o trabalho da melhor forma, gerando valor para o cliente, e por isso, somos pessoas inquietas que às vezes fazem perguntas difíceis. O objetivo é sempre provocar uma reflexão, mas não ficamos só nos pensamentos.  Pensamos e fazemos – fazemos e pensamos;

 

• Faz parte também trabalharmos o lado humano em um universo Nerd. Por isso nos preocupamos com as pessoas, comunicação e a resolução de conflitos. Isso tudo com foco em gerar eficácia na realização do trabalho.

 

Assim, o Scrum Master tem um papel amplo e dinâmico, afinal nossa missão é a realização da entrega assumida com qualidade e geração de valor para o cliente!

Por FERNANDA ROGGE BARBOSA

Gestora de projetos, Materana e aprendiz de Agilista, que com o tempo se tornará uma Agile Coach. Ama cavalos, cachorros, além de trocar ideias sobre facilitação, agilidade e encantamento das pessoas com o mundo Ágil.

Postado em: 20 de abril de 2018

Confira outros artigos do nosso blog

Do Scrum para o Kanban: quais são os desafios dessa transição?

02 de julho de 2018

Reinaldo Simizu

Como a comunicação influencia em times ágeis?

15 de junho de 2018

Ariane Ferreira Izac

Vamos falar sobre métricas Kanban?

21 de maio de 2018

Ricardo Augusto Shikota

Método Kanban: primeiros passos

10 de maio de 2018

João Paulo Grabosque

Deixe seu comentário