Ano novo, vida nova – Planejamento Estratégico Pessoal

Com a chegada de um novo ano, nossos pensamentos se voltam para o que conquistamos no ano que passou e  quais serão os objetivos que iremos atingir neste que está começando. Stephen R. Covey , em seu livro  Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes diz que  “o objetivo começa na mente”. Geralmente, as promessas que circulam nossas mentes são nas seguintes áreas:

  1.  Saúde e Esporte;
  2. Família e Afetividade;
  3. Carreira e Vocação;
  4. Cultura e Lazer;
  5. Sociedade e Comunidade;
  6. Bens e Possessão;
  7. Mente e Espírito;

É fundamental encontrarmos o equilíbrio nestas áreas. Não é uma tarefa fácil, mas é recompensador. A MATERA dentro de algumas destas áreas consegue te dar uma força. Por exemplo com relação a saúde e esporte existem grupos de esportistas de várias modalidades, tais como atletismo e ciclismo. Se você precisa daquele empurrãozinho estes grupos podem te ajudar.

shutterstock_177864701
Figura 1 – Aonde estou? Para onde vou?

Para saber aonde quer chegar é preciso saber onde esta. O autoconhecimento e  um momento de reflexão ajudam você a se encontrar. Repensar promessas feitas no final do ano anterior, verificar o que alcançamos e o que não alcançamos auxiliam no nosso planejamento  para o ano que se inicia. Existem diversas metodologias que auxiliam na busca do autoconhecimento, uma delas é a SWOT ou FOFA ou FFOA (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças).

Muitas vezes colocamos objetivos que dificilmente conseguiremos  atingir para o próximo ano. No início pode ser até empolgante sonhar com o resultado,   porém acabamos nos vendo distantes de realizar estes objetivos e a motivação vai sendo minada com o passar do tempo. Nós preferimos atividades que nos trazem recompensas imediatas. Esta característica foi herdada dos nossos ancestrais, que se empenhavam em procurar uma caça e ao encontrar eram recompensados com uma boa alimentação.

Com isso é importante quebrar os grandes objetivos em pequenas atividades. Com a conquista de cada etapa a motivação é mantida. Outra dica é definir objetivos claros e atingíveis. Estabelecer prazo para a conclusão das tarefas e dos objetivos, porém não se cobre caso não consiga atingir na data planejada. O importante é não empacar e desistir de seus objetivos. Estabelecer prioridades é outro fator importante de sucesso. Estabeleça suas prioridades conforme a sua situação. Para aqueles objetivos que necessitam de uma atenção urgente, se inscrever naquele curso que esta para encerrar as inscrições por exemplo, devem estar entres as primeiras atividades. As demais podem seguir como você deseja estar daqui uma semana, um mês e por fim em um ano.

shutterstock_213842902
Figura 2 – Yeahh! Cheguei aonde eu gostaria!

Tendo a consciência que seus colaboradores passam por isso, na MATERA existe a possibilidade de ter  horários flexíveis. Há muitas  casos de pessoas que entram um pouco mais tarde para cuidar de seus  projetos pessoais. Ir à academia logo pela manhã e ficar mais tempo com a família são alguns exemplos. Realizando o exercícios de autoconhecimento, estabelecendo prioridades e as equilibrando, dividindo os seus objetivos em pequenas tarefas e estabelecendo prazos para o seu cumprimento chegaremos no final de  2015 com a sensação de dever cumprido, que realmente o ano foi um ano de muitas realizações e sucesso.

 

Um ótimo 2015 a todos!!!!

Por LEANDRO SILVA NERONI JORA

Postado em: 26 de janeiro de 2015

Confira outros artigos do nosso blog

Inclusão e deficientes visuais: vamos falar sobre isso?

18 de maio de 2018

Evandro Chequi

MATERA patrocina evento de empreendedorismo para jovens

05 de setembro de 2017

Caue dos Santos Pereira

Participe deste bate-papo e conheça as nossas práticas de gestão de inovação

21 de agosto de 2017

Vania Hoshii

Folia foi o que não faltou!

10 de julho de 2017

Tatiana Araujo

Deixe seu comentário