Aplicando conceitos de UX em API REST

imagem postUX (User Experience) é como você se sente ao usar algo, geralmente associado a uso de sistemas e aplicativos, ou seja, é a experiência do usuário ao utilizar um software. E o que seria API User Experience?

Na maioria das vezes associamos UX à experiência do usuário final ao navegar em um sistema, mas UX vai muito, além disso, esse conceito pode e deve ser aplicado para a construção de APIs REST.

Uma API também deve atender a conceitos de UX. Uma API que é construída seguindo os conceitos proporciona uma boa experiência tanto para os desenvolvedores que são o grupo de pessoas que tem o contato direto com a API e tanto para o usuário final que indiretamente utiliza a API através de aplicativos ou sistemas.

Portanto, no momento da definição e construção de um serviço REST é necessário analisar se ele atende os conceitos de UX listados abaixo:

Útil: A API é útil do ponto de vista do usuário final?

Usável: A API pode ser usada rapidamente por um desenvolvedor? É fácil de usar?

Desejável: A API fornece algo que gera desejo em desenvolvedores e usuários finais?

Fácil: A documentação da API pode ser encontrada facilmente e os desenvolvedores podem começar a usá-la imediatamente?

Acessível: A API fornecer uma funcionalidade que torna os aplicativos de terceiros acessíveis a pessoas com deficiência?

Confiável: Os dados fornecidos pelo API são confiáveis?

Valioso: A API gera valor para a empresa e melhora a satisfação do cliente?

API User Experience deve receber a mesma quantidade de importância que damos para UX de sistemas, porque hoje a maioria das aplicações expõe a funcionalidade como APIs e a maioria das pessoas acabam usando APIs embutidas em outros aplicativos, sem mesmo conhecê-lo.

Pois uma coisa é certa: as APIs afetam diretamente o negócio e a maneira como seu produto é percebido por clientes. Isso torna imperativo que se preste atenção ao design das APIs e siga os princípios de UX descritos acima.

Before you touch a line of code, consider what value your service needs to offer its consumers, and exactly how those consumers will need to consume it. Uri Sarid is the CTO of MuleSoft.

 

Por MONISE COSTA

Formada em Sistemas de Informação pela PUC Campinas, MATERANA desde 2011. Apaixonada pela área de TI, Analista de Requisitos na maior parte do tempo e desenvolvedora Java/Android por lazer.

Postado em: 28 de abril de 2017

Confira outros artigos do nosso blog

Explore o Material Design

23 de setembro de 2016

Jaqueline de Jesus Zamboni

Desmistificando o UX nosso de cada dia

14 de setembro de 2016

Jaqueline de Jesus Zamboni

Android Design Support Library – FAB e Snackbar (Parte 2)

15 de março de 2016

Guilherme Lima Pereira

Android Design Support Library – Navigation Drawer (Parte 1)

21 de janeiro de 2016

Guilherme Lima Pereira

Deixe seu comentário