Tags:

Arquitetura da Informação

A arquitetura de informação é basicamente criar uma estrutura a partir de um conteúdo e apresenta-lo para uma audiência, independente deste se destinar a uma audiência privada, uma intranet ou para o público em geral. É o trabalho do arquiteto de informação(AI)  garantir que a informação está bem organizada e de fácil acesso.

Design e comunicação são habilidades essenciais. A capacidade de criar a estrutura de um produto e a capacidade de explicar e ilustrar essa estrutura são fundamentais. O AI deve ser capaz de assegurar a facilidade de navegação, a simplicidade do design e comunicar o design tanto para o cliente como para a equipe de desenvolvimento.

TecnologiaSe você está construindo uma ferramenta de negócios para seus usuários, um site de e-commerce ou um aplicativo de entretenimento, você quer que o produto acabado seja fácil de usar e entender. O seu produto será algo que o usuário nunca viu antes . É importante ‘entrar na cabeça’ de seu público alvo e produzir algo que eles se sintam confortáveis em usar.

Para o cliente, a Arquitetura de Informação assegura que o as alterações serão fáceis e que o produto final é escalável. No lado do desenvolvedor, garante que a equipe de desenvolvimento tem uma base sólida sobre a qual construir e pode concentrar seus esforços no design gráfico, estratégia e desenvolvimento de conteúdo . Para o usuário final projeta um sistema de navegação que os usuários podem facilmente passar através sem confusão.

AIs resolvem problemas graves. Organizam informações de missão crítica. A arquitetura de informação é a linha reta em direção ao centro da estratégia de negócios e vantagem competitiva. As empresas que não investem nesta área vão perder competitividade e gastar mais tempo e, tempo é dinheiro. Quantas horas seus funcionários gastam procurando uma informação corporativa? Não se resolvem estes problemas só com a tecnologia. As empresas que têm produtos exclusivos, estratégias únicas e culturas únicas também precisam de arquiteturas de informação exclusivas. Em um mundo de crescente personalização e customização, soluções genéricas irão falhar.

A arquitetura de informação não é igual a usabilidade. Engenheiros de usabilidade e de experiência do usuário são profissionais muito importantes, mas o foco é outro e, eles não podem fazer tudo sozinhos. Nem o usuário.

Por ANA BEATRIZ VARGAS

Postado em: 31 de agosto de 2015

Confira outros artigos do nosso blog

Nova diretoria de Inovação e Negócios da MATERA busca parcerias

20 de abril de 2017

Vania Hoshii

Páscoa Feliz 2017

18 de abril de 2017

Tamiris Fernanda Cella

Hackathon Internet Banking: UI/UX + APIs

15 de março de 2017

Pedro Farci

Three laws that enable agile software development

09 de março de 2017

Celso Gonçalves Junior

Deixe seu comentário