Tags:

Aumentando seus Rendimentos Investindo em LCA – Letra de Crédito do Agronegócio

shutterstock_164163602

LCA

Como opção de investimento pode ser indicado para os investidores que procuram a mesma segurança encontrada na poupança, a curto e médio prazo com uma rentabilidade melhor.

Mas o que é a uma LCA?

Letras de Crédito do Agronegócio – É um título de Renda Fixa emitido por instituições financeiras (pública ou privada) com o objetivo de financiar o setor do agronegócio. De forma genérica, é como se você emprestasse seu dinheiro ao banco em troca de um rendimento.

Como faço para investir em LCA?

Você pode investir em LCA comprando diretamente do emissor que exige um valor mínimo de R$ 30 mil por aplicação ou comprando através de uma corretora. As corretoras compram em grandes volumes por isso podem oferecer esses ativos aos seus clientes com taxas de rendimentos atrativas e em volumes mais baixos.

shutterstock_248869660Vantagens

  • Baixo Risco.
  • Principal Vantagem Isenção de Imposto de Renda para o investidor Pessoa Física.
  • Mesma Garantia da Poupança, ou seja, Garantia do FGC – Fundo Garantidor de Crédito até R$ 250 Mil por CPF.
  • Rentabilidade prefixada e pós-fixada (Taxa DI-CETIP, Taxa Selic, Índice de Preços e Outros), podendo render mais que 100% do DI CETIP.
  • Prazo mínimo varia de acordo com o indexador. Por exemplo para DI-CETIP é de 90 dias.
  • Bancos menores, grandes corretoras, cooperativas oferecem as melhores taxas.
  • Melhor do que manter o dinheiro guardado na poupança.

Liquidez

Liquidez – Numa forma simplificada é a capacidade de transformar um ativo em dinheiro, ou seja, no caso das aplicações (investimentos), o momento em que você pode retirar o seu dinheiro resgatando o investimento. No caso da LCA ela não tem uma liquidez alta, em outras palavras você não pode resgatar a qualquer momento. Somente no vencimento. Caso você opte por vender antes do prazo de vencimento pode perder parte do seu rendimento.

Para isso, é melhor fazer um fluxo de caixa pessoal, planejar as suas despesas ao longo de um ano ou mais ajuda a melhorar a rentabilidade do seu dinheiro.

Caso tenha previsão de necessidade de resgate pode optar por um CDB com Liquidez mensal (você poderá resgatar em uma data especifica de cada mês) e incluir isso no planejamento financeiro.

shutterstock_301979609“Sempre pensamos que um ano é muito tempo, deixamos o dinheiro parado na poupança sendo consumido pela inflação, em quanto poderíamos auferir melhores rendimentos em outras opções de investimento como a LCA”.

Por JOSIVALDO DA SILVA SANTOS

MATERANO desde 2012. Orgulhoso de pertencer. Formado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão Bancária. Aqui atua com sistemas de investimentos. Gosta de estudar a evolução ou involução do comportamento humano. Adora dançar, especialmente ritmos latinos como a Salsa, Bachata e Merengue.

Postado em: 30 de junho de 2016

Confira outros artigos do nosso blog

PSD2: como o Open Banking foi regulamentado na Europa

20 de junho de 2018

Caue dos Santos Pereira

Smart Contracts: o que são e como funcionam?

18 de junho de 2018

Tássia Rande

O open banking é uma ameaça aos bancos?

11 de junho de 2018

Caue dos Santos Pereira

Por que o Banco Central poderá regulamentar o Open Banking no Brasil?

11 de junho de 2018

Caue dos Santos Pereira

Deixe seu comentário