Carreira: escolhas x necessidades

De acordo com José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching, a carreira é uma das dimensões mais importantes na vida de todo ser humano, pois é também por meio dela que se consegue atingir objetivos, realizar sonhos e construir um legado. Como tudo na vida, ela traz muitos desafios.”

Partindo desse ponto de vista, construir uma carreira bem sucedida (lembrando que o conceito pode ser individual) envolve essencialmente nossa capacidade de sentir orgulho e satisfação com as escolhas neste trajeto e esta não é uma tarefa simples.

Mesmo satisfeito com os caminhos escolhidos, estes serão mais efetivos quando alinhados à necessidade do mercado e de sua atual empresa. Isso exige maturidade, informação além de flexibilidade e proatividade.

O melhor caminho para você (ou aquele no qual você quer seguir) nem sempre é o melhor para sua empresa. Será difícil conciliar um caminho eficaz para sua carreira se este não refletir a necessidade e objetivos da sua empresa.

Para que o profissional possa trilhar suas ações alinhadas com a necessidade da Organização, muitas empresas tem investido em um ambiente estimulante, apostando numa cultura de auto-capacitação e colaboração, além de buscar melhoria contínua em temas importantes como por exemplo aprendizagem. Dessa forma, o caminhar do profissional ganha a parceria de sua empresa e isso pode acelerar o reconhecimento de cada etapa superada.

Ou seja, somos responsáveis pelas nossas escolhas, mas após tomadas, não estaremos sozinhos neste caminho!

Como uma das Melhores Empresas para se Trabalhar desde 2008 (segundo ranking do GPTW), a MATERA atua sob estas perspectivas, onde cada um faz o seu melhor e acaba fazendo mais que isso: compartilha o que aprendeu com os demais, possibilitando essa parceria no caminho escolhido. Somos todos responsáveis pelos resultados de nosso trabalho!

Referência:
Livro: Coaching & Carreira – Técnicas Poderosas e Resultados Extraordinários.
Autor: José Roberto Marques

Por NATÁLIA CARDOSO CEARÁ

Postado em: 12 de junho de 2015

Confira outros artigos do nosso blog

Inclusão e deficientes visuais: vamos falar sobre isso?

18 de maio de 2018

Evandro Chequi

MATERA patrocina evento de empreendedorismo para jovens

05 de setembro de 2017

Caue dos Santos Pereira

Participe deste bate-papo e conheça as nossas práticas de gestão de inovação

21 de agosto de 2017

Vania Hoshii

Folia foi o que não faltou!

10 de julho de 2017

Tatiana Araujo

Deixe seu comentário