Clonando um Repositório Git com SourceTree

Bom pessoal, hoje vou mostrar pra vocês como trabalhar com Git utilizando uma ferramenta visual. A ferramenta que vou apresentar é o Atlassian SourceTree, uma ferramenta gratuita que possui uma interface bem fácil de usar/aprender. O público alvo desta ferramenta são usuários do Git que não gostam de trabalhar com linha de comando.

Bom, antes de iniciar vamos precisar baixar em Atlassian SourceTree Download. Depois de realizar o download basta executar o executável e instala-lo, é bem simples, sempre clicando em next, next, até o fim. Quando abrimos o SourceTree teremos o resultado apresentado na imagem 01.

Imagem 01 - Tela inicial SourceTree
Imagem 01 – Tela inicial SourceTree

Agora que já temos o SourceTree instalado vamos clonar o nosso primeiro projeto. Para quem ainda não tem muita familiaridade com o Git ou não sabe o que é clonar, clonar é nada mais nada menos que realizar o download do repositório do Git para sua máquina de trabalho. Para realizar o clone devemos clicar no botão “Clone/New” e teremos o resultado conforme ilustrado na imagem 02.

Imagem 02 - Adicionando novo repositório
Imagem 02 – Adicionando novo repositório

 

Agora temos algumas opções, criar um novo repositório git (Create New Repository), adicionar um repositório local (Add Working Copy) e clonar um repositório (Clone Repository). No post de hoje vou comentar apenas sobre como clonar um repositório. Para clonar nosso repositório devemos informar a URL do nosso repositório Git (Source Path / URL), a localização de onde desejamos salvar nosso projeto (Destination Path) e o nome do nosso projeto (Name), após informar estes campos vamos ter o resultado da imagem 03.

Imagem 03 - Configurando novo repositório
Imagem 03 – Configurando novo repositório

 

Na URL do repositório informei a URL (https://github.com/materasystems/hello.node.git) de um projeto que está no GitHub da MATERA Systems e que foi apresentado no post Primeiros passos com NODE.JS do Alexis. Para quem ainda não viu, a MATERA Systems criou uma conta no GitHub para disponibilizar alguns projetos abertos. Ainda estamos trabalhando, mas em breve teremos muitos projetos para vocês desfrutarem.

Link do GitHub MATERA Systems

Para finalizar esse processo, devemos clicar no botão “Clone”, e aguardar o download dos arquivos. Quando o download terminar teremos o resultado apresentado na imagem 04.

Imagem 04 - Repositório adicionado
Imagem 04 – Repositório adicionado

 

Depois de ter feito o clone do repositório podemos gerenciar nosso projeto da melhor maneira, no caso deste clone que fizemos não poderemos enviar nenhuma alteração para o servidor, porém poderemos alterar o que quisermos localmente. Agora se você realizou o clone de um projeto que você possui permissões de alteração, então você poderá alterar e enviar as alterações para o servidor, versionando seu projeto da melhor maneira.

Bom galera, por hoje é só!

Abraços.

Por ALTIERES DE MATOS

Tio da Nanah, Arquiteto de Software, Professor, Blogueiro e Amante da Zueira.

Postado em: 30 de setembro de 2015

Confira outros artigos do nosso blog

REST não é JSON

21 de agosto de 2017

Bruno Sofiato

[Webinar] Profile de aplicações Java com Oracle Mission Control e Flight Recorder

24 de julho de 2017

Danival Calegari

Criando Mocks de serviços REST com SoapUI

27 de junho de 2017

Monise Costa

JavaScript 6: diferença entre var, let e const

09 de maio de 2017

Otávio Felipe do Prado

Deixe seu comentário