Tags:

Colabore com seu Planeta!

Atualmente nós  brasileiros temos enfrentado diversas crises. Passamos por turbulências na política, aonde a Presidente tem seu cargo ameaçado devido aos casos de corrupção e má gestão do País. A dengue, por mais cansados que estejamos de ouvir os meios de prevenção, vemos familiares e amigos contraírem esta doença. Outras crises que vêm tomando proporção e preocupando muitos brasileiros são: a crise hídrica e a elétrica.  Com a diminuição destes recursos, a tarifação deles vêm subindo de forma exorbitante. O maior aumento estima-se no setor elétrico, onde o Banco Central calcula que deve subir cerca de 38%. Para não pesar tanto no bolso e não corrermos o risco de sofrer um racionamento, é possível adotar algumas ações sem comprometer o nosso bem-estar.

A MATERA, tendo nos seus ideais e de seus colaboradores a responsabilidade de agir e influenciar no combate destas crises, tem tomado algumas ações para que elas não se estendam. Uma delas foi a diminuição da pressão da água, por meio da troca de torneiras. Outra ação amplamente praticada, é a de desligar os monitores ao final do dia. Alguns colaboradores têm levado estes valores para suas casas. Temos o exemplo disto representado a seguir. Na figura abaixo temos um histórico de consumo do início de 2015 e final de 2014. Vimos que no mês de Janeiro de 2015, este colaborador teve o consumo de 287  kWh , e em fevereiro do mesmo ano este valor foi para 167 kWh. Esta economia foi conquistada apenas com a rotina de retirar os equipamentos que não estão sendo utilizados da tomada, uma redução de quase 60%.

Demostrativo de Histórico de Consumo.
Figura 1 – Demostrativo de Histórico de Consumo.

Alguns equipamentos ficam difíceis de desligar, como por exemplo a geladeira. Ela representa 30% dos gastos com energia em sua residência. Com isso, na compra de sua geladeira é muito importante verificar a Classe de Economia de energia que ela pertence. Esta informação é encontrada colada no equipamento no selo da PROCEL.

Percentual de consumo dos equipamentos
Figura 2 – Percentual de consumo dos equipamentos.

Outro vilão conhecido em consumo de energia é o aquecimento de água, que representa 20% dos gastos. Evitar banhos demorados e durante o horário de pico (das 17 às 22 horas), desligar o chuveiro quando for se ensaboar e fazer a barba são dicas importantes que auxiliarão nesta economia. Outras dicas podemos encontrar no link do abaixo:

http://www.cpfl.com.br/energias-sustentaveis/eficiencia-energetica/uso-consciente/dicas-de-consumo/Paginas/default.aspx

Por menores que aparentam ser estas atitudes, isto contribuirá para que passemos por estas crises sem comprometer nosso bem-estar e a distribuição dos recursos de forma justa e igualitária. Cada um fazendo a sua parte conseguiremos ir mais longe.

Referências

1- http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/congeladores.pdf

2- http://www.cpfl.com.br/energias-sustentaveis/eficiencia-energetica/uso-consciente/dicas-de-consumo/Paginas/default.aspx

3- http://amigosdanatureza.net/recursos-naturais/como-reduzir-o-consumo-de-energia/

Por LEANDRO SILVA NERONI JORA

Postado em: 27 de março de 2015

Confira outros artigos do nosso blog

Gente em Ação participa do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial

11 de junho de 2018

Tamiris Fernanda Cella

Sustentabilidade e seus aspectos multiformes

07 de junho de 2018

Tamiris Fernanda Cella

Agora temos Indicadores de Responsabilidade Social e Sustentabilidade!

28 de maio de 2018

Silvia Zulin

Consciência Ambiental: juntos preservamos a natureza e minimizamos impactos

23 de maio de 2018

Tamiris Fernanda Cella

Deixe seu comentário