Tags:

Como a MATERA desperta a criatividade em seus profissionais?

Em um mercado cada vez mais competitivo, as inovações são fundamentais para a empresa estar um passo a frente das suas concorrentes e atender de maneira mais satisfatória seu público. Mas, como tornar a inovação algo natural em sua equipe?

Para que os profissionais sejam criativos naturalmente, a empresa precisa construir uma cultura de inovação. Uma cultura não é implementada instantaneamente. São semanas, meses, até anos para que ela corra nas veias do time.
Se você deseja ver a empresa prosperar a partir de inovações, é necessário dar espaço e liberdade para que o profissional se sinta à vontade para expor suas ideias. Ele precisa confiar que a empresa será receptiva quanto à sua ideia e não coloque obstáculos antes que ela seja avaliada com o devido cuidado. Quando se encontra resistência, a criatividade trabalha cada vez mais devagar até se esgotar. A maioria dos profissionais cuidam de algumas ideias como filhos e querem que os demais cuidem daquilo com o mesmo apreço. Se a cultura de inovação já está presente no cotidiano, torna-se normal sugerir ideias e mesmo que elas não sejam implementadas, o profissional encara com naturalidade, pois outras serão.
A MATERA cultiva sua cultura de inovação desde sua origem, inovando em soluções, mercados e necessidades. Muitos produtos e melhorias vieram das cabeças criativas dos próprios MATERANOS. Apesar da MATERA possuir uma área de Pesquisa e Desenvolvimento, é missão de todos inovar e essa área dá todo o suporte e faz a gestão da inovação dentro da MATERA.
Confira algumas das iniciativas que alimentam a cultura de inovação na MATERA:.

Design Thinking: é um método focado na multidisciplinariedade, ou seja, um grupo de profissionais com diversas habilidades e perfis que tem como desafio solucionar criativamente um problema da empresa. É justamente essa combinação de profissionais que acaba gerando ideias completamente diferentes que levam a soluções inovadoras para o negócio.

Post_Buteco_DasideaButeco Dasideia: Imagine um Happy Hour, pós expediente, com cerveja, refrigerante e petiscos para trocar ideias sobre um determinado tema. Os temas vão de novos mercados até inovações nos negócios da MATERA. Em um ambiente descontraído, o pessoal fica mais à vontade para expor suas ideias.

Canal de Inovação: disponível na rede social corporativa da MATERA, o MyBoard, neste Canal o profissional pode inserir suas ideias respondendo a alguns requisitos básicos. Essa ideia chega para o “Board de Inovação”, que avalia e encaminha para um colegiado composto por profissionais de diferentes áreas, que discutem sobre a inovação proposta. Passando por esse colegiado, o “dono” da ideia convida mais alguns profissionais, para juntos, elaborarem um pré-projeto, que pode se tornar uma nova solução da MATERA.

Semana das ideias absurdas: em uma determinada semana, incentivamos os profissionais a sugerirem ideias que vão desde melhorias internas na empresa até novos produtos. Pedimos para que eles eliminem todo e qualquer filtro que exista em suas mentes criativas para sugerirem tudo que imaginar. As ideias que aparecem são surpreendentes e várias já foram implementadas.

Quiosque: O Quiosque é o local de café e interação entre os MATERANOS. Ao longo do tempo, foi percebido que, naturalmente, os profissionais discutiam ideias neste local. Então, foi colocado no Quiosque de cada sede, bloquinhos e lápis para os profissionais não deixarem nenhuma ideia escapar.

Ambiente: O ambiente com cores alegres, com cara de praia e sem paredes entre as áreas permitem que os profissionais tenham mais facilidade para produzirem ideias. No dia a dia, os profissionais compartilham suas ideias com seus colegas e superiores de maneira leve e informal.

Aos longo dos quase 30 anos da MATERA, é possível perceber que as ideias se complementam para se tornar uma inovação. O primeiro passo para a materialização de ideia é compartilhamento! Duas cabeças são mais criativas do que uma e, atualmente quase 400, são muito mais ainda. É isso que a MATERA busca desenvolver: tornar comum uma ideia para toda a comunidade para que mais cabeças criativas possam colaborar e construir junto a inovação.

Por CAUE DOS SANTOS PEREIRA

Bacharel em Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing pela PUC Campinas, com especialização em Gestão Estratégica da Inovação pela Unicamp. É especialista em gestão de marcas, inovação aberta, posicionamento produtos e empresas, estratégias de marketing e inovações no mercado financeiro.

Postado em: 23 de março de 2016

Confira outros artigos do nosso blog

MATERA patrocina Software Experience 2017

05 de outubro de 2017

Caue dos Santos Pereira

Nova diretoria de Inovação e Negócios da MATERA busca parcerias

20 de abril de 2017

Vania Hoshii

Retrospectivas Bombásticas – Keep Talking and Nobody Explodes

17 de março de 2017

Bruno Gonçalves Zanutto

[Webinar] Desenvolvendo soluções completas em pouco tempo

19 de janeiro de 2017

Eduardo Pedroso

Deixe seu comentário