Como aumentar a sua produtividade?

Como aumentar a sua produtividadeAtualmente, um dos bens mais valiosos é o tempo. E as pessoas que sabem e conseguem gerenciá-lo são os profissionais mais almejados pelas empresas em geral. A tecnologia atual pode facilitar a nossa vida e nos tornar mais eficientes, porém o nosso cérebro é programado para processar uma informação de cada vez.

Por isso, existem algumas técnicas que podem auxiliá-lo a ganhar mais produtividade.Uma delas é método Pomodoro, criado por Francesco Cirillo  que durante seus tempos de faculdade tinha dificuldade em se concentrar nos estudos, pois ele se distraia facilmente. Então,  ele decidiu utilizar um timer de cozinha, em formato de tomate, para cronometrar o tempo que ele iria focar nos estudos, sem nenhuma interrupção.

Como utilizar

A técnica Pomodoro é muito simples e eficaz que consiste em ter uma lista de atividades ordenada por prioridade de execução. Então, ajuste o timer para tocar o alarme em 25 minutos e foque na execução das atividades conforme a priorização. Foque! Se você tiver uma ideia ou lembrar de algo que precisa fazer enquanto está focado, não interrompa, apenas escreva uma nota para ler posteriormente. Se você tiver que atender um telefonema, cancele e recomece um novo período (“pomodoro”). Não existe meio “pomodoro”. Nem um quarto. Cancele e recomece um novo ciclo sempre que houver qualquer tipo de interrupção.

A técnica sugere que você marque em sua lista um apóstrofo ( ‘ ) para cada interrupção interna  (sentir fome, lembrar de algo que precisa ser feito no trabalho ou fora dele, etc) ou externa  (telefonemas, e-mails, skype,  etc) que você fez. Dessa forma, você pode mensurar e se disciplinar a não fazê-las.

Como aumentar a sua produtividade

Ao final desse período, faça um intervalo de 5 minutos. Mesmo que esteja empolgado com atividade, faça essa pausa. Levante, beba água, responda algum e-mail, faça qualquer atividade que não demande esforço mental. A seguir, ajuste novamente o timer e execute mais algumas atividades dentro do tempo pré-definido. Por fim, a cada quatro “pomodoros”, faça uma pausa mais longa (de 15 a 30 minutos).

Conforme as atividades forem completadas, registre o número de “pomodoros” necessários para a sua execução. Assim, você poderá analisar o tempo que demorou em cada uma delas e e de quantos “pomodoros” foram feitos ao longo do seu dia.

Vale a pena comentar que o simples fato de escrever as tarefas em um papel assemelha-se a um acordo feito com você mesmo e ao concluí-las, o impacto psicológico é grande por causa do bem-estar por cumprir as metas estipuladas por você mesmo.

Embora essa técnica seja simples, ela não deve ser utilizada para acelerar a conclusão das atividades, mas sim na produtividade das pessoas já que elas estão mais focadas na execução das tarefas, sem distrações. Após um tempo utilizando o Pomodoro,  você poderá identificar quais atividades que você é mais e menos produtivo. Além disso, você estará mais disposto no seu dia-a-dia.

Links Externos

Pomodoro Technique

Artigo Faça uma coisa de cada vez e seja múltiplo da Revista Galileu

Por CAROLINA ANGELOTTI NOVAES VICENTE

Postado em: 19 de dezembro de 2013

Confira outros artigos do nosso blog

REST não é JSON

21 de agosto de 2017

Bruno Sofiato

[Webinar] Profile de aplicações Java com Oracle Mission Control e Flight Recorder

24 de julho de 2017

Danival Calegari

Criando Mocks de serviços REST com SoapUI

27 de junho de 2017

Monise Costa

JavaScript 6: diferença entre var, let e const

09 de maio de 2017

Otávio Felipe do Prado

Deixe seu comentário