Comparando a rentabilidade de CDBs com LCIs/LCAs

Investir em CDBs, LCIs e LCAs é mais rentável se comparado à tradicional Caderneta de Poupança e seguro tanto quanto (possui cobertura do FGC). Nosso objetivo aqui é demonstrar como comparar a rentabilidade dessas aplicações para os casos onde estes títulos estão atrelados especificamente ao CDI (certificado de depósito interbancário).
O CDB (certificado de depósito bancário), a LCI (letra de crédito imobiliário) e a LCA (letra de crédito do agronegócio) são investimentos em renda fixa onde a principal diferença entre eles é que no caso do CDB há incidência de imposto de renda e LCI ou LCA não há incidência.

Basicamente o investidor que compra algum desses títulos, na prática está emprestando dinheiro a uma instituição financeira a uma determinada taxa de juros. A LCI e a LCA são isentas de imposto de renda pois a instuição financeira que emite esses títulos deve obrigatoriamente utilizar o recurso captado na forma de empréstimos destinados ao setor imobiliário e ao setor do agronegócio respectivamente, tal isenção é dada pelo governo a fim de incentivar o desenvolvimento destes setores. O CDB não é isento de imposto pois a instuição financeira não tem a obrigação de utilizar os recursos captados com a emissão desses títulos na forma de empréstimos para um setor em específico.

Para calcularmos a taxa que uma LCI/LCA deve ter para equivaler ao retorno de um CDB devemos subtrair o imposto de renda que incide no CDB. O imposto de renda dos CDBs segue a tabela regressiva onde temos as taxas com base no prazo em dias corridos até o vencimento.

Prazo de Vencimento em Dias Corridos

% Imposto de Renda

0 a 180

22,50%

181 a 360

20,00%

361 a 720

17,50%

Acima de 720

15,00%

Tabela 1 – Prazo x Imposto de Renda

Fórmula: Taxa LCI/LCA = Taxa CDB x ( 1 – imposto de renda )Para exemplificar vamos supor que encontramos no mercado um CDB com vencimento em 360 dias a uma taxa de 115% do CDI.

Taxa LCI/LCA = 115% x ( 1 – 20% )

Taxa LCI/LCA = 92%

Para calcularmos o inverso, ou seja, conhecemos a taxa da LCI/LCA e queremos descobrir a taxa do CDB (manteremos os mesmos valores do exemplo anterior).

Fórmula: Taxa CDB = Taxa LCI/LCA / ( 1 – imposto de renda )

Taxa CDB = 92% / ( 1 – 20% )

Taxa CDB = 115%

Com base nos resultados acima concluímos que um CDB a uma taxa de 115% do CDI equivale a uma LCI/LCA a uma taxa de 92% do CDI.

Por ALBERI MARQUES VIEIRA

Postado em: 08 de outubro de 2015

Confira outros artigos do nosso blog

O open banking é uma ameaça aos bancos?

11 de junho de 2018

Caue dos Santos Pereira

Por que o Banco Central poderá regulamentar o Open Banking no Brasil?

11 de junho de 2018

Caue dos Santos Pereira

PSD2: como o Open Banking foi regulamentado na Europa

11 de junho de 2018

Caue dos Santos Pereira

O que é Open Banking?

05 de junho de 2018

Caue dos Santos Pereira

Deixe seu comentário