Tags:

Conhecendo a Norma ABNT NBR ISO 26000:2010 – Diretrizes sobre responsabilidade social

A ISO 26000 foi elaborada pelo ISO/TMB Working Group on Social Responsibility (ISO/TMB WG SR) por meio de um processo multi-partite que envolveu especialistas de mais de 90 países e 40 organizações internacionais ou com ampla atuação regional envolvidas em diferentes aspectos da responsabilidade social. Esses especialistas vieram de seis diferentes grupos de partes interessadas: consumidores; governo; indústria; trabalhadores; organizações não governamentais (ONG); serviços, suporte, pesquisa, academia e outros.

No dia 1º de novembro de 2010, foi publicada a Norma Internacional ISO 26000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social, cujo lançamento foi em Genebra, Suíça. No Brasil, no dia 8 de dezembro de 2010, a versão em português da norma, a ABNT NBR ISO 26000, foi lançada em evento na Fiesp, em São Paulo.

A norma define que responsabilidade social é a responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um comportamento ético e transparente que:

  • Contribua para o desenvolvimento sustentável, inclusive a saúde e o bem estar da sociedade;

  • Leve em consideração as expectativas das partes interessadas:

  • Esteja em conformidade com a legislação aplicável;

  • Seja consistente com as normas internacionais de comportamento e

  • Esteja integrada em toda a organização e seja praticada em suas relações.

Os  7 princípios da Responsabilidade Social:

Accountability : Ato de responsabilizar-se pelas conseqüências de suas ações e decisões, respondendo pelos seus impactos na sociedade, na economia e no meio ambiente, prestando contas aos órgãos de governança e demais partes interessadas declarando os seus erros e as medidas cabíveis para remediá-los.

Transparência: Fornecer às partes interessadas de forma acessível, clara, compreensível e em prazos adequados todas as informações sobre os fatos que possam afetá-las.

Comportamento ético: Agir de modo aceito como correto pela sociedade – com base nos valores da honestidade, equidade e integridade,  perante as pessoas e a  natureza – e de forma consistente com as normas internacionais de comportamento.

Respeito pelos interesses das partes interessadas (Stakeholders): Ouvir, considerar e responder aos interesses das pessoas ou grupos que tenham um interesses nas atividades da organização ou por ela possam ser afetados.

Respeito pelo Estado de Direito: O ponto de partida mínimo da responsabilidade social é cumprir integralmente as leis do local onde está operando.

Respeito pelas Normas Internacionais de Comportamento: Adotar prescrições de tratados e acordos internacionais favoráveis à responsabilidade social, mesmo que não que não haja obrigação legal.

Direito aos humanos: Reconhecer a importância e a universalidade dos direitos humanos, cuidando para que as atividades da organização não os agridam direta ou indiretamente, zelando pelo ambiente econômico, social e natural que requerem.

O vídeo “Hoje eu tenho um sonho” disponível no youtube marca o lançamento da ABNT NBR ISO 26000, e reforça a nossa responsabilidade de seres humanos que podem fazer um mundo melhor.

A MATERA através do projeto Gente em Ação acredita, valoriza e promove ações de responsabilidade social e ambiental em conjunto com os profissionais MATERANOS, que por sua vez são convidados e estimulados a compartilhar seu tempo e seus talentos em prol do bem da comunidade em que está inserida.

Por MÁRCIA MARIA DE OLIVEIRA VALENÇA

Analista de Sistemas desde 1999, Blogueira por empolgação, Mãe de um pequeno menino sapeca , voluntária na arte contar histórias a crianças hospitalizadas e encantada com o dom da vida e em como podemos transformá-la através de boas ações.

Postado em: 01 de outubro de 2015

Confira outros artigos do nosso blog

Gente em Ação participa do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial

11 de junho de 2018

Tamiris Fernanda Cella

Sustentabilidade e seus aspectos multiformes

07 de junho de 2018

Tamiris Fernanda Cella

Agora temos Indicadores de Responsabilidade Social e Sustentabilidade!

28 de maio de 2018

Silvia Zulin

Consciência Ambiental: juntos preservamos a natureza e minimizamos impactos

23 de maio de 2018

Tamiris Fernanda Cella

Deixe seu comentário