Tags:

Cuidados com Smartphones

Seguranca_no_celular (1)

Você já parou para pensar quantas informações existem hoje em seu smartphone ? E se estas informações caíssem mãos erradas ?
Vivemos conectados e na maior parte do tempo estamos em alguma rede pública que talvez não seja tão segura quanto pensamos. Alguma pessoa mal intencionada, pode invadir o seu aparelho e coletar diversas informações como fotos, contatos, posições do GPS e até mesmo infectar seu smartphone deixando um grande prejuízo. Devemos ter extremo cuidado com as redes que conectamos e com o que compartilhamos e armazenamos em nossos aparelhos.

Conhecemos vários riscos da utilização computadores para realização de nossas atividades e com o smartphone não é diferente, pois este, também é um computador. Os smartphones ainda acrescentam certas vulnerabilidades os tornam verdadeiras armas, listaremos algumas destas vulnerabilidades:

  • Muitas informações pessoais armazenadas;

  • Alto risco de furto;

  • Aplicativos desenvolvidos sem devidos cuidados de segurança (SDL);

  • Esgotamento de bateria;

  • Escutas telefônicas não autorizadas;

  • Rastreamento GPS;

  • Roubo de informações via malware;

Mesmo com tantas falhas de segurança, não precisamos parar de utilizar os smartphones, tomando alguns cuidados básicos, a utilização se tornará segura e confiável.

Primeiramente é crucial configurar bloqueio automático mediante a liberação do aparelho por senha e com ele também podemos utilizar uma senha “forte”, usando caracteres maiúsculos, minúsculos, números e até caracteres especiais. Se você utilizar o padrão ligação de pontos sempre tome o cuidado para não deixar o rastro visível e marcas no vidro do aparelho.

Use sempre criptografia em seus dados pessoais, existem vários aplicativos que fazem este tipo de trabalho, caso seu aparelho seja roubado o ladrão não conseguirá acessar suas informações pessoais.

Instalar um antivírus que analise o comportamento de seu smartphone indicando quando algum aplicativo esta realizando alguma atividade não desejada.

Desabilitar a execução automática de plug-ins, alguns atacantes podem via plug-in executar comandos em seu aparelho sem o seu consentimento.

Desative o bluetooth sempre que não estiver usando, o bluetooth do seu aparelho pode ser a porta de entrada para algum atacante.

Use um antirroubo, poucas pessoas utilizam, porém é um componente essencial para a recuperação do seu aparelho e até mesmo para recuperar os seus dados ou apagá-los antes que caiam em mãos erradas.

Mantenha seu aparelho atualizado, sempre que existir novas atualizações, instale-as faça, isso também vale para aplicativos e mantenha atualizações as automáticas ativas, assim sempre que existir uma nova atualização você não terá com o que se preocupar.

Por JOSE RAFAEL ELOY CAPUCHO

Postado em: 27 de agosto de 2015

Confira outros artigos do nosso blog

Seja Digital migra para AWS com Matera

13 de dezembro de 2017

Caue dos Santos Pereira

Raspberry Pi e o propósito de Valores

28 de setembro de 2016

Emilson Margoto

Backup remoto de VMs com RSYNC

21 de agosto de 2015

Emilson Margoto

Deixe seu comentário