Desenvolvendo para Android: Monte o ambiente

Quer desenvolver para android mas não sabe por onde começar? Que tal começar montando o ambiente? Este post explica em poucos passos o que é necessário para ter um ambiente configurado para desenvolver uma aplicação android.

Os pré-requisitos necessários são ter o JDK e o Eclipse instalados e configurados. Mais informações podem ser consultadas em: JDK e Eclipse. Além destes itens vamos precisar também adicionar o Android SDK a nossa IDE favorita, no nosso exemplo o Eclipse.

Para conseguir utilizar a plataforma Android, é necessário instalar o SDK do Android. O primeiro passo é fazer o download. Acesse a página de Download do Android SDK.  Na página que abrirá, desça até a seção “Use an Existing IDE”, clicando nela aparecerá a opção para fazer download do SDK para a plataforma Windows ou para outras plataformas.

sdk_android

Figura 1 – Página de download do Android SDK “Use an existing IDE”

Descompacte o arquivo .zip que será retornado do download. Execute o arquivo SDK Manager.exe.

Após executá-lo, será exibido a seguinte tela:

Figura 2 – Tela do SDK Manager

Nesta tela é necessário que seja escolhido as APIs das versões Android que deseja instalar. Além das APIs, marque também a opção Tools.

Depois da instalação do Android SDK, crie uma variável de ambiente com o nome ANDROID_HOME. Na variável PATH adicione os seguintes valores: %ANDROID_HOME%/platform-tools  e  %ANDROID_HOME%/platforms;

Pronto! Já temos o JAVA, Eclipse e o SDK Android instalados.

Agora abra o Eclipse, caso já esteja com ele aberto, basta reiniciá-lo. Você poderá perceber que alguns elementos da plataforma Android foram adicionados na interface.

barra_android_marcada

Figura 3 – Eclipse com os novos elementos do Android SDK

O primeiro ícone, é utilizado para fazer download de outras API do Android.

O segundo ícone, é um atalho para acessar as configurações de emulador do Android. Ou seja, é possível configurar um emulador para simular um smartphone,  facilitando o desenvolvimento e teste de um aplicativo.

Só isso?! Sim!! Em poucos passos, temos um ambiente Android pronto para ser usado!

Caso tenha dúvidas sobre as versões do Android e suas diferenças, dê uma olhada no post anterior:   Desenvolvendo para Android: Conheça as versões.

Nosso próximo post será abordado como montar um aplicativo simples. Com o ambiente pronto não terá segredos para criar o primeiro app 😉

Links Externos

JDK

Eclipse

Página de Download do Android SDK

Por MONISE COSTA

Formada em Sistemas de Informação pela PUC Campinas, MATERANA desde 2011. Apaixonada pela área de TI, Analista de Requisitos na maior parte do tempo e desenvolvedora Java/Android por lazer.

Postado em: 14 de novembro de 2013

Confira outros artigos do nosso blog

REST não é JSON

21 de agosto de 2017

Bruno Sofiato

[Webinar] Profile de aplicações Java com Oracle Mission Control e Flight Recorder

24 de julho de 2017

Danival Calegari

Criando Mocks de serviços REST com SoapUI

27 de junho de 2017

Monise Costa

JavaScript 6: diferença entre var, let e const

09 de maio de 2017

Otávio Felipe do Prado

Deixe seu comentário