Dia Mundial Sem Carro

No dia 22 de setembro, em cidades do mundo todo são realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida. Esta data ganhou o nome de “Dia Mundial Sem Carro”.

O objetivo principal desta data é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam esta dependência.

A ideia é que pessoas experimentem, pelo menos durante 1 dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem o uso do automóvel.

O transporte público, bicicleta e caminhada são alternativas saudáveis. Além disso,  contribuem com o meio ambiente e dão lugar àqueles que realmente necessitam utilizar o carro devido às situações especiais como melhor idade, gestantes, crianças pequenas, portadores de necessidades
especiais, etc.

A carona solidária, acordo feito entre colegas de escritório que moram próximos um do outro, também é uma excelente alternativa!

Se você utiliza o carro todos os dias, entre neste desafio você também: no mês de setembro escolha 1 único dia sem utilizar seu veículo. Curta esta experiência e ajude o planeta ;-)

O nosso profissional Jean Fábio faz o uso dessa prática e compartilhou um pouco da sua experiência:

1 – O que te motivou a utilizar a bicicleta como meio de transporte?
O fato do escritório ser perto de casa é um grande atrativo! Fora isso, não ter que me estressar com trânsito, gastar com estacionamento e combustível e o tempo de deslocamento ser menor, torna a bicicleta muito melhor que o carro no meu dia a dia…

2 – Quais vantagens e benefícios te trouxe em relação à saúde e trabalho?
O primeiro deles é indiscutivelmente a saúde!  Em segundo lugar, a economia financeira! Fora isso, chego sempre mais disposto e motivado para realizar as minhas atividades!

3 – Descreva sua rotina ao vir para o trabalho, se precisa sair mais cedo de casa, o tempo que gasta…etc.
Quando venho de bicicleta saio de casa às 8h30 e chego na MATERA às 9h. Se eu viesse de carro, precisaria sair pelo menos às 8h10 de casa. Na volta, levo 30min pra chegar em casa com a bicicleta. De carro seria quase 1h devido ao trânsito pesado do fim do dia!

Por TAMIRIS FERNANDA CELLA

Jornalista e pós graduada em Serviço Social e Gestão de Projetos Sociais. Materana desde 2011 e aproveitando a oportunidade de exercer o voluntariado por meio da Responsabilidade Social e Sustentabilidade, através do Projeto Gente em Ação.

Postado em: 26 de setembro de 2013

Confira outros artigos do nosso blog

Gente em Ação participa do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial

11 de junho de 2018

Tamiris Fernanda Cella

Sustentabilidade e seus aspectos multiformes

07 de junho de 2018

Tamiris Fernanda Cella

Agora temos Indicadores de Responsabilidade Social e Sustentabilidade!

28 de maio de 2018

Silvia Zulin

Consciência Ambiental: juntos preservamos a natureza e minimizamos impactos

23 de maio de 2018

Tamiris Fernanda Cella

Deixe seu comentário