Dicas para um natal ecologicamente sustentável

Quase às vésperas da comemoração natalina e os preparativos já devem estar quase prontos, certo? Mas você sabia que existem algumas maneiras de atuar em prol do meio ambiente e tomar atitudes ecologicamente sustentáveis? Isso é o que sugerem alguns sites e blogs que assim como o Gente em Ação, também se preocupam com o termo e as ações de responsabilidade social.

Para quem ainda não montou a árvore de natal, por exemplo, ou mesmo para aqueles que já fizeram questão de colocar o pinheirinho para dar clima a data, a dica é: construa a árvore você mesmo. Utilize a criatividade e recicle garrafas PETs. As transforme em folhas, ou faça flores e enfeites das latinhas de alumínio também. Aliás, ainda dá até para reaproveitar os galhos que de repente caem no quintal da sua casa, na praça…

Outro enfeite que talvez muitos não conseguem resistir são as luzes pisca-pisca. Mas o bom seria utilizá-las o mínimo possível. No mercado já existem lâmpadas ecônomicas, mas prefira não deixá-las ligadas quando não estiver em casa ou quando estiver dormindo. Sem contar que podem ser substituídas por velas (de preferência as ecológicas feitas de cera vegetal), pois também ressaltam o clima de natal.

Na questão do amigo secreto, a dica é produzir ao menos a própria embalagem. As opções seguem desde reaproveitar os embrulhos antigos ou até folhas de revistas e filtros de café. Aí é só deixar a imaginação rolar e preparar algo bem bonito.

Agora, uma dica que é tão importante quanto as demais: separar o lixo. Este é um dos detalhes mais preocupantes que devemos ter consciência diariamente . O oléo utilizado para o preparo das refeições, por exemplo,  podem ser despejados em uma garrafa PET e levado para a reciclagem.

Existem inúmeras formas de colaborar positivamente com o meio ambiente. Começe a observar ao seu redor quais atitudes poderão ser tomadas para que salvemos o nosso planeta!

Por TAMIRIS FERNANDA CELLA

Jornalista e pós graduada em Serviço Social e Gestão de Projetos Sociais. Materana desde 2011 e aproveitando a oportunidade de exercer o voluntariado por meio da Responsabilidade Social e Sustentabilidade, através do Projeto Gente em Ação.

Postado em: 22 de dezembro de 2011

Confira outros artigos do nosso blog

Gente em Ação participa do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial

11 de junho de 2018

Tamiris Fernanda Cella

Sustentabilidade e seus aspectos multiformes

07 de junho de 2018

Tamiris Fernanda Cella

Agora temos Indicadores de Responsabilidade Social e Sustentabilidade!

28 de maio de 2018

Silvia Zulin

Consciência Ambiental: juntos preservamos a natureza e minimizamos impactos

23 de maio de 2018

Tamiris Fernanda Cella

Deixe seu comentário