QUE TAL DOAR PARTE DO SEU IMPOSTO DEVIDO?

VOCÊ SABIA? … QUE É POSSÍVEL DOAR PARTE DO SEU IMPOSTO DEVIDO A PARTIR DA DECLARAÇÃO DE AJUSTE ANUAL?

É isso mesmo, assim como a MATERA destina certa porcentagem do imposto de renda à instituições culturais e sociais  (post do dia 09/janeiro/2015), Você também pode fazer isto!

Ao invés de pagar à Receita Federal Você pode doar diretamente à uma instituição de caridade devidamente credenciada utilizando parte do imposto apurado ao final da Declaração. 

A doação é destinada a projetos sociais vinculados à fundos do  ECA  – Estatuto da Criança e do Adolescente e é feita diretamente na declaração de Imposto de Renda. Após o preenchimento ter sido finalizado, você pode acessar uma ficha na área de Resumo da Declaração chamada: Doações diretamente na declaração ECA. No próprio programa da Receita Federal é possível verificar o valor disponível para doação.

Existem alguns limitadores…

Quando a doação é efetuada diretamente na declaração de ajuste anual não deve exceder 3% do valor do imposto devido. Ao mesmo tempo, ela está sujeita ao limite global de 6% do imposto devido na declaração para o total de doações a fundos da Criança e do Adolescente e do Estatuto do Idoso e de incentivos à Cultura, à atividade audiovisual e ao desporto. Ao acessar a ficha de doação direta, o contribuinte é informado do valor disponível para doação direta já considerando esses limites.

Você pode escolher  de acordo com o tipo de fundo Nacional, Estadual/Distrital e Municipal fazendo sua opção e informando qual o valor a ser doado, também é possível escolher mais de um fundo. O programa permite dividir suas doações entre os fundos de sua preferência de acordo com a região.

Após a escolha das doações o próprio programa gera uma DARF (Documento de Recolhimento) com vencimento em 30/04. O valor dessa doação é deduzido do total do imposto devido e é distribuído pela própria Receita Federal aos Fundos.

Embora essa opção só alcance quem opta pela declaração completa, podemos dizer que é uma ótima oportunidade para fazer uma boa ação.

VIU SÓ COMO É FÁCIL DOAR?! 

Aproveite para fazer isso neste ano… O período para entrega da Declaração começa em 01/03 e vai até 30/04/2015.

 

Por JOSIVALDO DA SILVA SANTOS

MATERANO desde 2012. Orgulhoso de pertencer. Formado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão Bancária. Aqui atua com sistemas de investimentos. Gosta de estudar a evolução ou involução do comportamento humano. Adora dançar, especialmente ritmos latinos como a Salsa, Bachata e Merengue.

Postado em: 27 de fevereiro de 2015

Confira outros artigos do nosso blog

Gente em Ação participa do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial

11 de junho de 2018

Tamiris Fernanda Cella

Sustentabilidade e seus aspectos multiformes

07 de junho de 2018

Tamiris Fernanda Cella

Agora temos Indicadores de Responsabilidade Social e Sustentabilidade!

28 de maio de 2018

Silvia Zulin

Consciência Ambiental: juntos preservamos a natureza e minimizamos impactos

23 de maio de 2018

Tamiris Fernanda Cella

Deixe seu comentário