Empowerment: como trabalhá-lo em uma equipe?

O termo Empowerment é muito utilizado como uma prática de gerenciamento. A intenção é dar maior poder aos funcionários, para que eles possam tomar iniciativas e decisões de forma a resolver problemas e aumentar produtividade. [1]

Quando falamos sobre “dar maior poder aos funcionários”, queremos dizer: dar habilidades, recursos, autoridade, oportunidade, tornando-os responsáveis pelos resultados de suas ações. Isso contribui para o desenvolvimento de suas competências e maior satisfação. [1]

Veja abaixo algumas dicas de como VOCÊ, líder da equipe, DEVE AGIR para gerar empowerment nos membros do time:

  1. Ao invés de DIZER o que fazer, PERGUNTE. Isso gera comprometimento.
  2. Indicar ao time qual a direção que se deve tomar, e deixar que eles decidam os detalhes de como acreditam que podem chegar lá da melhor forma.
  3. Preocupe-se em fazer o seu trabalho, assim você não terá muito tempo para se preocupar com os detalhes de como o time está tratando os assuntos. Assim você deixará a decisão dos detalhes para eles.
  4. Se sua equipe der conta de tudo, não significa que você é dispensável. Afinal, foram suas ações que contribuíram para que eles se desenvolvessem.
  5. Tenha paciência. Quando você faz um investimento no banco, precisa de tempo para obter um retorno. Com pessoas, é a mesma coisa. Se você delegar uma tarefa e não der certo, não pegue a tarefa de volta. Pense no que VOCÊ fez errado: faltou apoio? não explicou direito? delegou demais? definiu o objetivo?
  6. Seu gerente pode te cobrar de algum trabalho que você delegou, mas deu errado. Mesmo assim, seja firme e não pegue a tarefa novamente. Se precisar, faça-a junto com a pessoa a quem você delegou, ajude-a a passar pelas atividades difíceis.
  7. Delegue o trabalho certo para a pessoa certa. Para isso você precisará saber o que motiva cada um.

Empowerment é uma das práticas de Management 3.0, e estas dicas foram retiradas do livro [2] que explica todos os detalhes de como gerenciar times ágeis.

Utilize as 7 dicas e você aprenderá a desenvolver as palavras em negrito acima (comprometimento, decisão, delegar) na sua equipe. Tente por um mês e você já perceberá mudanças positivas.

Ainda precisamos falar de mais 2 práticas essenciais para empowerment, confiança e respeito; mas isso fica para um próximo post.

Referências

[1] BUSINESS DICTIONARY. Empowerment. Disponível em http://www.businessdictionary.com/definition/empowerment.html

[2] APPELO, Jurgen. MANAGEMENT 3.0. Leading Agile Developers, Developing Agile Leaders.

Por RONALDO CHICARELI

Arquiteto de software e também apaixonado por novas culturas e idiomas, pois a vida é muito curta pra ser vivida em um só lugar.

Postado em: 25 de fevereiro de 2016

Confira outros artigos do nosso blog

Tudo azul, tudo bem, tudo zen: conheça nosso espaço de descompressão

23 de agosto de 2018

Fernando Porto

Atração de talentos: recrutamento da Matera é reconhecido pelo Linkedin

17 de julho de 2018

Fernando Porto

Dia de Folia: um exemplo de integração entre trabalho e família

11 de julho de 2018

Fernando Porto

Inclusão e deficientes visuais: vamos falar sobre isso?

18 de maio de 2018

Evandro Chequi

Deixe seu comentário