Evolução profissional: encontro entre a oportunidade e a preparação

Crescimento e evolução são questões que geram reflexões constantes durante toda a carreira profissional. Todo profissional busca evolução e crescimento, mas durante esse processo evolutivo e de amadurecimento surgem questões como: quais são meus objetivos profissionais de curto, médio e longo prazo? Quais são meus objetivos pessoais de curto, médio e longo prazo? Meus objetivos pessoais e profissionais estão alinhados ou são conflitantes? O que eu preciso fazer nesse momento da minha carreira para crescer? Que passos eu preciso dar para alcançar meus objetivos? Quando isso vai acontecer? Onde estão as oportunidades?

Em primeiro lugar, cada uma das questões são estritamente individuais e o que se aplica a um profissional pode não se aplicar a outro. Em segundo lugar, é difícil dar respostas exatas para todas as questões, principalmente para as que são de longo prazo, pois, no decorrer do caminho, coisas novas surgirão e provocarão novas reflexões.  A experiência adquirida na caminhada é de grande valia, então é preciso utilizá-la a nosso favor a medida que o caminho é construído.  Em outras palavras, é um processo contínuo que se realimenta, mas alguns passos podem ser desenhados e ajudam ter um direcionamento:

 

  • Defina seus objetivos e verifique se não são conflitantes, agressivos ou superficiais em demasia. Busque clareza do que deseja e lembre-se: os objetivos são seus e você deve conduzir sua carreira.Evolucao_Profissional_2
  • Priorize seus objetivos, pode ser necessário colocar mais energia em alguns para viabilizar outros.
  • Identifique quais são seus pontos fortes, pontos que precisam ser trabalhados e quanto eles são relevantes para seu(s) objetivo(s).
  • Faça uma lista do que você precisa para atingir seu(s) objetivo(s) (conhecimento, tempo, questões comportamentais, investimento financeiro, treino, etc).
  • Faça um plano claro, objetivo (não dá para seguir em várias direções ao mesmo tempo), factível e com passos intermediários que representem pequenas conquistas assim a sensação de evolução já se instala e motiva a continuidade dos passos seguintes. Ter clareza da direção e dos passos a serem seguidos potencializa a chance do encontro entre a preparação individual e a oportunidade.
  • Comemore (nem que seja com você mesmo) as etapas concluídas, valorize as conquistas ainda que pequenas.
  • Esteja preparado para as adversidades que podem acontecer no caminho. Mesmo com todo planejamento, é fato que nem tudo vai acontecer exatamente como se espera ou no momento que se espera.
  • Não perca o foco, caso contrário, a tendência é mudar de objetivo, fazer um novo plano mas, da mesma forma que o plano anterior, surpresas aparecerão e com o passar do tempo pode surgir a sensação que nada dá certo. E quanto maior, mais complexo e desafiador for o objetivo (ou os objetivos), mais surpresas aparecerão, demandando mais esforço, mais flexibilidade e, acima de tudo, perseverança.Evolucao_Profissional_3
  • Se a oportunidade aparecer antes dos passos serem completados é um risco que precisa ser avaliado pois, ao mesmo tempo em que o sonho parece estar prestes a se tornar realidade, por um outro lado dar o passo antes da hora pode colocar todo o plano em risco e, ao invés de antecipar, acaba postergando o momento tão esperado. Se a preparação está completa e a oportunidade não aparece, não significa que tudo está perdido, pode ser apenas uma questão de tempo ou de avaliar se não é necessário se diferenciar em algum ponto.

 Defina seus objetivos, faça uma auto-avaliação, monte o seu plano, prepare-se para a caminhada e dê o primeiro passo. A oportunidade aparece para quem busca.

Por LUIZ DE PAULA E SILVA JUNIOR

Postado em: 06 de fevereiro de 2015

Confira outros artigos do nosso blog

Inclusão e deficientes visuais: vamos falar sobre isso?

18 de maio de 2018

Evandro Chequi

MATERA patrocina evento de empreendedorismo para jovens

05 de setembro de 2017

Caue dos Santos Pereira

Participe deste bate-papo e conheça as nossas práticas de gestão de inovação

21 de agosto de 2017

Vania Hoshii

Folia foi o que não faltou!

10 de julho de 2017

Tatiana Araujo

Deixe seu comentário