Ferramentas de prototipação: qual a melhor escolha?

Você sabe comparar as diferentes ferramentas de prototipação e  selecionar a mais adequada, de acordo com o seu projeto?  Veja como fazer uma boa escolha!

Por LARISSA FERREIRA

 

Com as crescentes opções de ferramentas de prototipação surgindo no mercado, é comum que surja o questionamento de qual a melhor e mais completa para ser utilizada na fase de testes e/ou planejamento de um projeto.

 

Porém, é importante deixar claro que não existe a “melhor” ferramenta, e sim aquela que se encaixa às necessidades que você, sua equipe e seu projeto carecem. A escolha da melhor plataforma de prototipação depende diretamente de quesitos como:

 

  • Interface desejada: Seu projeto se baseia em uma aplicação para site, para um aplicativo mobile ou para desktop? Algumas ferramentas possuem um foco específico, e disponibilização de recursos para determinado tipo de interface, enquanto outras, fornecem um conjunto delas.

 

  • Fidelidade do protótipo: O quão fiel seu protótipo precisa ser? Você está apenas testando ideias e fluxos, ou gerando um protótipo mais preciso? Cada programa possui suas limitações e propostas. Com isso, é de extrema importância ter certeza que ele atenderá sua necessidade.

 

  • Nível de dificuldade: Quanto tempo você terá disponível para dominar a ferramenta? É importante lembrar que quanto mais complexa for uma plataforma, mais tempo você levará para descobrir todas as funcionalidades que ela proporciona, e quais serão úteis para seu projeto.

 

  • Compartilhamento:  Quantas pessoas precisarão de acesso ao seu projeto? Outros profissionais irão contribuir na elaboração do protótipo, ou você precisará apenas disponibilizar versões dele? Quando se trata de prototipação colaborativa, existem ferramentas que facilitam a interação da equipe, enquanto outras já limitam esse compartilhamento apenas para visualização.

 

  • Recursos disponíveis: Qual sistema operacional você utiliza? Você possui os requisitos necessários para instalação da ferramenta desejada? Por mais incrível que possa ser a proposta de um determinado programa, infelizmente podemos ser limitados pelas exigências que ele possui. É por esse motivo que ferramentas online tem ganhado cada vez mais espaço no mercado.

 

  • Orçamento: E por último, mas com certeza um dos mais importantes, qual o orçamento que você possui disponível para investir na prototipação do seu projeto? Essa limitação pode interferir diretamente na escolha de uma ferramenta que apesar de prometer a entrega que você procura, possui uma licença com valor que ultrapasse suas expectativas. Por isso, é importante analisar o custo-benefício de cada uma, e analisar até onde sua necessidade pode ser suprida.

 

 

Com isso, é possível perceber que a variedade de ferramentas disponíveis no mercado, nada mais são do que uma vasta oportunidade de suprir as distintas particularidades de um projeto e/ou equipe, ou seja, a qualidade de uma plataforma de prototipação sempre será um fator subjetivo.

 

Referências

Por LARISSA FERREIRA

UX em início de carreira, apaixonada por aprender novas tecnologias.

Postado em: 25 de junho de 2018

Confira outros artigos do nosso blog

Gamification: engajamento e mudança cultural

16 de julho de 2018

Jaqueline de Jesus Zamboni

Passo-a-passo: Design centrado no usuário

21 de junho de 2018

Larissa Ferreira

Aplicando conceitos de UX em API REST

28 de abril de 2017

Monise Costa

Explore o Material Design

23 de setembro de 2016

Jaqueline de Jesus Zamboni

Deixe seu comentário