Tags:

Fingertips e MATERA lançam aplicativo Android para a Revista Exame

Após o lançamento do aplicativo Veja para a Editora Abril, desta vez as empresas lançam em parceria o aplicativo Exame.com, da mesma editora, voltado para leitores da revista e público em geral.

O aplicativo fornece todo o conteúdo do portal Exame.com através de seus canais de notícias, vídeos, rádios e blogs. Estão disponíveis também ferramentas de câmbio e cotações da BM&F Bovespa e um resumo da edição atual da revista.

Como todo aplicativo para Android, este foi desenvolvido utlizando a plataforma Java e o conjunto de bibliotecas disponibilizadas pelo Android SDK (Software Development Kit).

O conteúdo do aplicativo é obtido da Web através de requisições HTTP aos servidores de conteúdo da revista, que fornecem arquivos XML e JSON com os dados relevantes. Tais arquivos são devidamente tratados para apresentação ao usuário.

O aplicativo suporta ainda compartilhamento de notícias através de email e das redes sociais Twitter e Facebook. No caso das redes sociais, a integração é realizada através do protocolo OAuth. Este protocolo permite que os dados de autenticação dos respectivos usuários sejam fornecidos apenas uma vez e trocados por tokens de segurança, que por sua vez possibilitam à aplicação realizar posts sem que o usuário precise se autenticar novamente.

O sucesso do projeto deu-se novamente à sinergia entre as empresas, conseguida pela experiência da MATERA na plataforma Java e da Fingertips no mercado de aplicativos mobile, abrindo portas para novas oportunidades de negócios.

O aplicativo já está disponível para download no Android Market para as versões 1.6 e superiores do sistema operacional e não tem custo para os usuários.

Por LUIS SERGIO F. CARNEIRO

Postado em: 10 de janeiro de 2011

Confira outros artigos do nosso blog

Nova diretoria de Inovação e Negócios da MATERA busca parcerias

20 de abril de 2017

Vania Hoshii

Páscoa Feliz 2017

18 de abril de 2017

Tamiris Fernanda Cella

Hackathon Internet Banking: UI/UX + APIs

15 de março de 2017

Pedro Farci

Three laws that enable agile software development

09 de março de 2017

Celso Gonçalves Junior

Deixe seu comentário