Gente em Ação: entrevista com Fernanda Rafaeli

Na última terça-feira (24/01) ocorreu a primeira reunião de responsabilidade social de 2012, e a colaboradora Fernanda Rafaeli pode conhecer um pouquinho sobre como o Gente em Ação funciona. Mas não é só isso: Fernanda ainda nos concedeu uma entrevista que traz a sua opinião sobre o trabalho voluntário e como imaginava o Gente em Ação antes de conhecê-lo. Confira!

Primeiramente, qual o grau de importância em desenvolver um trabalho voluntário?
Esse tipo de trabalho, na minha opinião é muito importante tanto para a sociedade, que precisa, como para o desenvolvimento pessoal, com intuito de desenvolver o espírito cívico e  promover a responsabilidade social.

Você já atuou como voluntária? Ou ainda não teve oportunidade? Porque?
Não. Nunca atuei como voluntária. Meu trabalho anterior era em SP e as viagens diárias de fretado dificultavam um pouco esse tipo de ação devido a falta de tempo e outras dificuldades logísticas, enfim, desculpas… Comecei na MATERA há pouco mais de 2 meses e fiquei bastante interessada quando soube do “Gente em Ação”. Essa iniciativa dentro da empresa/local de trabalho facilita a participação de mais voluntários.

Além do interesse em participar da reunião, você sentiu vontade de colaborar em alguma das instituições a qual o Gente em Ação atua?
Sim. Me interessei e me disponho a colaborar com as inciativas do grupo.

Qual era a sua concepção sobre o Gente em Ação antes de participar da reunião e após conhecer um pouquinho mais?
Na verdade procurei o grupo pra conhecer um pouco melhor as iniciativas. Tinha uma visão um pouco voltada para doações e valores em dinheiro etc. Passei a pensar de forma diferente: “Contribuímos com o que sabemos fazer”. Ex: O centro Boldrini cuida de crianças com câncer. Eu não sei cuidar de crianças, mas sei trabalhar com o desenvolvimento de sistemas, portanto posso doar um pouco do meu tempo pra fazer algo que eu já sei fazer e que, de alguma forma vai ajudar as crianças.

O que você considera mais importante em ser voluntariado?
Estar realmente disposto a colaborar.
Participar ou não, deve ser uma decisão pessoal e responsável.

Deixe uma mensagem para aqueles que pretendem fazer parte do Gente em Ação.
Procurem o grupo do Gente em Ação, participem de uma reunião para conhecer os projetos.

Além da Fernanda, os colaboradores Dailson, Diógenes, Pedro Filho e Vinicius Lopes também demonstraram interesse em participar da reunião, porém não foi possível. Mas de qualquer modo eles receberam a ata. Portanto, gostaríamos de agradecer a todos

Por TAMIRIS FERNANDA CELLA

Jornalista e pós graduada em Serviço Social e Gestão de Projetos Sociais. Materana desde 2011 e aproveitando a oportunidade de exercer o voluntariado por meio da Responsabilidade Social e Sustentabilidade, através do Projeto Gente em Ação.

Postado em: 27 de janeiro de 2012

Confira outros artigos do nosso blog

Gente em Ação participa do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial

11 de junho de 2018

Tamiris Fernanda Cella

Sustentabilidade e seus aspectos multiformes

07 de junho de 2018

Tamiris Fernanda Cella

Agora temos Indicadores de Responsabilidade Social e Sustentabilidade!

28 de maio de 2018

Silvia Zulin

Consciência Ambiental: juntos preservamos a natureza e minimizamos impactos

23 de maio de 2018

Tamiris Fernanda Cella

Deixe seu comentário