Tags:

GERENCIAMENTO DE INFRAESTRUTURA DE APLICAÇÕES NA NUVEM

Quando você ouve algo sobre aplicações na nuvem pode, por instantes, ficar em dúvida e fazer o seguinte questionamento, Por que utilizar aplicações na nuvem, isso realmente vale a pena? A resposta é sem dúvida, Sim – a grande vantagem de estar na nuvem é que não apenas suas aplicações podem se beneficiar, mas também toda a sua infraestrutura de TI, que passa a ser vista de forma diferente. Alguns benefícios imediatos na mudança de sua infraestrutura para a nuvem são:
  • Redução de custos com a utilização de um modelo de cobrança justo, onde o pagamento é baseado somente em cima da utilização, de forma que você só paga pelo que efetivamente usa. É como se você alugasse a capacidade de processamento que deseja durante o período que precisa e pagasse apenas por isso. Esse modelo é excelente para atender picos de demanda. Em uma estrutura engessada, é necessário dimensionar o hardware pensando no pico da utilização, o que inevitavelmente gera desperdícios em épocas de baixa demanda.
  • Flexibilidade e Agilidade para decidir aumentar ou diminuir a sua infraestrutura de TI. A Escalabilidade agora passa a ser dinâmica, até mesmo automática. Se em um determinado momento se faz necessário utilizar mais poder de processamento, como é o caso de datas comemorativas ou véspera de grandes promoções, você pode solicitar mais recursos computacionais em momentos estratégicos e depois voltar ao cenário mais vantajoso financeiramente. O melhor: o tempo para migrar para ambientes mais ou menos robustos é super reduzido, questão de minutos. Com esse cenário é possível concentrar esforços para potencializar o negócio e procurar novas oportunidades de crescimento e não gastar energia excessiva para dimensionar adequadamente, construir, manter e atualizar a sua infraestrutura de TI.
  • Tecnologias mais modernas acessíveis a todos, mesmo empresas pequenas tem acesso a recursos de tecnologia de ponta – as empresas não precisam desembolsar fortunas pra montarem seus parques computacionais, com isso pequenas empresas conseguem viabilizar seus negócios e projetos sem alto custo.
Passando ao gerenciamento das aplicações, sabemos que essa questão sempre causa dores de cabeça, as empresas geralmente possuem equipes reduzidas de infraestrutura. Os problemas se somam a usuários reclamando de lentidão e erros, problemas com quedas de energia, equipamento defasados, etc. Com isso, você acaba ficando sem tempo para se concentrar no que é realmente importante: o crescimento da sua empresa.
Para endereçar esses problemas a MATERA Sytems tem profissionais experientes no gerenciamento de aplicações corporativas hospedadas na nuvem. São pessoas especializadas que podem colocar todos esses serviços de infraestrutura à sua disposição para que você possa usufruir dos benefícios da nuvem da forma mais vantajosa possível e sem preocupações, dando liberdade para que seu time possa focar esforços no negócio.
Dentre as atividades desempenhadas pelo time de consultores técnicos da MATERA Systems, podemos destacar:
  • Criar ou alterar configurações dos componentes de infraestrutura do ambiente de forma a manter o ambiente estável e operacional;
  • Garantir alta disponibilidade: replicação de dados entre servidores;
  • monitoramento dos sinais vitais dos componentes de infraestrutura, atuando de forma pró-ativa para evitar interrupções na disponibilidade dos serviços;
  • Instalação de patches e/ou realização de upgrades dos softwares relativos à infraestrutura que rodam nos servidores;
  • Cuidados especiais com a segurança de servidores e acesso a dados; Backups e proteção das suas informações;
  • Ativação/desativação de serviços em servidores;
  • Consultoria em melhores soluções/produtos/utilização de recursos na nuvem;
  • Definição de planos de manutenção;
  • Realização de todas as tarefas típicas de administradores de componentes de infraestrutura.

Por MARCOS CÉSAR DOS SANTOS E SANTOS

Postado em: 22 de maio de 2015

Confira outros artigos do nosso blog

MATERA Gestão Empresarial na Nuvem

08 de outubro de 2015

Rodrigo Tronquini

Instituições financeiras novas operando rapidamente

20 de julho de 2015

Rodrigo Tronquini

MATERA Systems: experiência para seu negócio na nuvem da Amazon

27 de maio de 2015

Márcio Nunes Jardim

MATERA Systems oferece o serviço de célula de alocação profissional

14 de abril de 2015

Rodrigo Tronquini

Deixe seu comentário