Homens: o Novembro Azul chegou ao fim, mas ainda há tempo para se cuidarem

Hoje é o último dia do Novembro Azul, e será que os homens se consultaram com seu médico? O que não faltaram nesses últimos 30 dias foram campanhas de conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina. Na verdade homens, a intenção não é que façam exames apenas neste mês, mas que lembre-se sempre de fazer um check up anualmente (isso vale para as mulheres também), é o que orienta o próprio Ministério da Saúde que, inclusive menciona que os homens normalmente são mais resistentes a se consultarem com um médico do que as mulheres.

Mas porque será que os homens acabam tendo essa resistência em ir ao urologista?

O fato é que ainda existem muitas piadas em torno deste assunto, digo ao exame de toque, o qual é a palpação da próstata pelo reto e dura em média 2 minutos, tempo que pode ser fundamental para diagnosticar alterações e o médico solicitar outros tipos de exame, como de sangue ou biópsias, por exemplo.

Grande parte dos casos, afetam homens acima dos 65 anos de idade, e para uma maior prevenção, a partir dos 45 anos já pode iniciar os exames, principalmente se já houver histórico familiar ou pertencer a raça negra, pois acabam sendo fatores de risco. No entanto, também é fundamental seguir uma dieta balanceada, controlar o peso, praticar atividades físicas entre outros.

Homens, este assunto é coisa séria! Vamos desmistificar as “brincadeiras” e cuidar da saúde! Vocês geralmente possuem uma vida tão corrida quanto das mulheres, mas é importante se organizarem e buscarem ajuda de um profissional da área, pois se não estiverem saudáveis como darão conta de toda a rotina de trabalho, esposa, filhos etc? Pensem nisso e se cuidem! 😉

Referências:

https://minutosaudavel.com.br/novembro-azul/

http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/2535-novembro-azul-mes-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata

http://ladoaladopelavida.com.br/campanha/novembro-azul

Por TAMIRIS FERNANDA CELLA

Jornalista e pós graduada em Serviço Social e Gestão de Projetos Sociais. Materana desde 2011 e aproveitando a oportunidade de exercer o voluntariado por meio da Responsabilidade Social e Sustentabilidade, através do Projeto Gente em Ação.

Postado em: 30 de novembro de 2017

Confira outros artigos do nosso blog

Gente em Ação participa do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial

11 de junho de 2018

Tamiris Fernanda Cella

Sustentabilidade e seus aspectos multiformes

07 de junho de 2018

Tamiris Fernanda Cella

Agora temos Indicadores de Responsabilidade Social e Sustentabilidade!

28 de maio de 2018

Silvia Zulin

Consciência Ambiental: juntos preservamos a natureza e minimizamos impactos

23 de maio de 2018

Tamiris Fernanda Cella

Deixe seu comentário