Tags:

Inferências no trabalho

Não é incomum depararmos com uma cena onde dois indivíduos tem percepções diferentes sobre um determinado acontecimento. É natural sermos levados a criar nossas próprias versões e conclusões a respeito do fato presenciado e com isso podemos nos tornar tendenciosos a transmitir às pessoas uma versão que não condiz com a realidade do fato propriamente dito. Esse pré-julgamento pode trazer consequências desagradáveis para todos os envolvidos.

No ambiente organizacional os ruídos da comunicação ocorrem quando repassamos informações sobre acontecimentos ou situações ocorridas e na falta de clareza sobre os fatos, as opiniões e impressões pode ser influenciada pelas conclusões pessoais de quem está se comunicando. Isso é o que chamamos de inferência.

Uma inferência é tratada como uma dedução, percepção ou intuição baseada no julgamento do indivíduo e pode variar de pessoa para pessoa e com o contexto que a mesma está envolvida. Portanto, muitas vezes a realidade tida como verdadeira e baseada nos fatos não é levada em consideração e com isso a pessoa se vale de argumentos persuasivos que aparentam ser verdadeiros, mas quando confrontados com a realidade se identificam como falsos.

Usamos do comportamento assertivo e prezamos por manter uma comunicação clara com todos os profissionais e clientes visando manter a credibilidade, a confiança e a produtividade das equipes. Para isso a MATERA investe muitos recursos no desenvolvimento do capital humano que se mostra o nosso diferencial.

Nós trabalhamos esses conceitos através de programas de capacitação e workshops relacionados aos temas que exploram a questão da assertividade, o relacionamento entre as pessoas e o comportamento em clientes. Através das avaliações de competência fazemos o balizamento dos comportamentos apresentados frente ao nosso Propósito e Manifesto e ainda temos o grupo de Multiplicadores que são os guardiões da cultura organizacional da empresa. Todas essas ações visam manter um clima organizacional mais agradável e trazem benefícios no desenvolvimento profissional e pessoal de nossos colaboradores.

Por RODRIGO TRONQUINI

Postado em: 02 de abril de 2015

Confira outros artigos do nosso blog

Inclusão e deficientes visuais: vamos falar sobre isso?

18 de maio de 2018

Evandro Chequi

MATERA patrocina evento de empreendedorismo para jovens

05 de setembro de 2017

Caue dos Santos Pereira

Participe deste bate-papo e conheça as nossas práticas de gestão de inovação

21 de agosto de 2017

Vania Hoshii

Folia foi o que não faltou!

10 de julho de 2017

Tatiana Araujo

Deixe seu comentário