Iniciando nas aplicações Java Web

Introdução

A linguagem Java de programação permite a criação de alguns tipos de aplicativos. Entre eles temos a aplicação console, a aplicação Swing, o Applet e a aplicação Web, esta última uma das mais requisitadas pelo mercado corporativo.

Neste artigo vamos preparar um ambiente de desenvolvimento completo para produção de aplicativos Web. Iremos também desenvolver uma pequena aplicação Web em Java.

Preparando a Casa

Para desenvolver uma aplicação web você precisa montar um ambiente com uma série de ferramentas necessárias para viabilizar a programação Web.

Software necessário

O primeiro passo para montar seu ambiente de desenvolvimento é baixar ferramentas que serão usadas para criação e execução de sua aplicação.

  1. Oracle JDK (Java Development Kit) [1]
  2. Tomcat 8 [2]
  3. Eclipse IDE for JEE Developers [3]
  4. Um browser/navegador web

O Oracle JDK disponibiliza ferramentas como compilador e depurador que permitirão você criar seu programa Java, assim como a JVM, recurso essencial para qualquer programa Java. Ao fazer download do JDK é muito importante você não confundir o JRE (Java Runtime Environment) usado para a execução do programa com o JDK que contém além do JRE as ferramentas necessárias à programação.

Os aplicativos Java Web executam em um container web, há diversos disponíveis no mercado. Neste artigo optamos pelo Tomcat que é um container leve e pode ser usado tanto para desenvolvimento como para colocar seu produto em produção.

Você consegue desenvolver um sistema Java completo usando somente o JDK e um editor de textos, porém esse trabalho seria improdutivo frente ao uso de uma IDE (Integrated Development Environment) que irá automatizar uma série de processos durante a programação do seu sistema web. Existem algumas boas opções, optamos pelo Eclipse neste artigo.

O seu aplicativo será acessado através do uso de um browser Web, você com certeza deve ter algum disponível no seu computador. Recomendo o uso do Chrome para o desenvolvimento de aplicações web pelas ferramentas de apoio que ele disponibiliza de forma nativa através do uso da tecla F12.

Preparação do ambiente

Após instalar a lista de software necessário configure seu ambiente, inicialmente o JDK da seguinte forma:

  1. adicione uma variável de ambiente chamada JAVA_HOME apontando para o diretório onde você instalou o Java, por exemplo c:\jdk
  2. edite a variável de ambiente PATH (sem apagar seu conteúdo) adicionando o diretório “bin” do jdk no início da variável, como por exemplo c:\jdk\bin;, use “;” após “bin” para separar essa configuração do restante do PATH

Para editar essas variáveis de ambiente no windows, acesse “Painel de Controle\Sistema e Segurança\Sistema\Configurações Avançadas do Sistema” e pressione o botão “Variáveis de Ambiente”. Em “Variáveis do Sistema” use “Editar” para PATH ou “Novo” para criar JAVA_HOME se não existir.

image05
Figura 1

Após configurar o JDK você consegue executar o Eclipse de forma correta. Vamos conectar o Eclipse ao Tomcat de forma a facilitar sua operação. Para isso, no Eclipse, você vai adicionar um novo Server Runtime do tipo Tomcat 8.

No Eclipse acesse “Window\Preferences\Server\Runtime Environments” adicione “Apache Tomcat v8.0”

image03
Figura 2

Informe o caminho onde encontrar a instalação do Tomcat.

image07
Figura 3

Instalado o runtime do Tomcat, é necessário criar um servidor desse runtime.

Na aba “Server” do Eclipse, use o botão direito do mouse para criar um novo server do tipo Apache Tomcat v8.0.

image06
Figura 4

Agora seu ambiente de desenvolvimento está completo, mãos à obra.

Mas do que estamos falando mesmo ?

O que é uma aplicação web ? É “basicamente” um serviço disponibilizado em um container web aguardando por requisições na forma de url’s. Por exemplo, um serviço de dicionário onde você pergunta por uma palavra e ele te responde com uma página contendo o significado dessa palavra. Tente você mesmo acessando no seu browser a url: http://www.dicionariodoaurelio.com/basicamente.

Como funciona ? O desenvolvedor do sistema instala o aplicativo no container web e inicia esse container, o aplicativo sobe junto com esse container e fica aguardando por requisições externas. Você abre um browser, navega para uma url e a requisição chega na aplicação web, a aplicação executa algum processamento e em geral retorna um resultado na forma de uma página web.

Criando nossa aplicação web

No Eclipse acesse a opção “File\New\Dynamic Web Project” dê um nome à sua aplicação, como “calculaweb”.

image00
Figura 5

Crie um Servlet, que será responsável por recepcionar a url requisitada. Acesse “File\New\Servlet”.

image02
Figura 6

Informe um package e classe como a seguir e pressione “Finish”:

image08
Figura 7

O Servlet que você criou é o responsável por receber sua requisição web, processar sua lógica de negócio, como por exemplo realizar um cálculo matemático, e por enviar o resultado de volta para o cliente, no caso o navegador web.

Edite seu servlet e faça no método “doGet” um cálculo matemático por exemplo. Envie o resultado do processamento para o cliente usando o método “append” no “writer” conforme a seguir:

image01
Figura 8

Pronto, sua aplicação está pronta para executar.

Lembre-se que você não executa uma aplicação web. Você a instala em um container web (Tomcat no nosso exemplo) e ela fica aguardando por requisições via browser/navegador. Vamos instalar sua aplicação.

Na aba “Server” do Eclipse, no seu servidor “Tomcat v8.0 Server at localhost”, pressione o botão direito e escolha “Add and Remove …” e adicione seu aplicativo “calculaweb” para a lista da direita. Eventualmente você terá outros projetos que você não deseja em seu servidor na lista do lado esquerdo

image04
Figura 9

Parabéns, sua primeira aplicação web está pronta para ser iniciada.

Sua aplicação está instalada no servidor mas ele ainda não está em execução. Com o botão direito do mouse sobre o servidor Tomcat selecione a opção “Start”. Se tudo correr bem seu servidor muda para o estado de “Started, Synchronized” que significa que ele está no ar e sua aplicação está disponível e aguardando requisições.

Abra um browser como Google Chrome ou Internet Explorer e acesse a url “http://localhost:8080/calculaweb/CalculaServlet”. Você deve ver na tela do seu browser a mensagem “Served at: /helloweb”.

Conclusão

Cada linguagem de programação tem suas características, não há uma solução única para todas as situações. O Java usado para programação web tem tido uma excelente aceitação pelo mercado. Traz toda uma riqueza de recursos que facilitam a vida do desenvolvedor de software.

Assim como linguagens, há também uma série de ferramentas disponíveis no mercado para o desenvolvimento de aplicações Web. Com o apoio de um ambiente integrado de desenvolvimento você consegue em poucos passos colocar sua aplicação no ar. Mostramos aqui apenas uma pequena parte dessas ferramentas, recomendo fortemente conhecer algo sobre ferramentas de build e gerenciamento de dependências.

A partir deste ponto você está pronto para enriquecer sua aplicação e disponibilizar serviços mais úteis. Tente fazer uma nova funcionalidade. Mãos à obra e boa sorte.

Links

[1] http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/jdk8-downloads-2133151.html

[2] http://www.eu.apache.org/dist/tomcat/tomcat-8/v8.0.26/bin/apache-tomcat-8.0.26.zip

[3] http://www.eclipse.org/downloads/

Por SEBASTIÃO ALESSANDRO LINHARES DOS SANTOS

Arquiteto de Soluções Java como profissão e programador Java por lazer, guitarrista nas horas vagas.

Postado em: 02 de outubro de 2015

Confira outros artigos do nosso blog

REST não é JSON

21 de agosto de 2017

Bruno Sofiato

[Webinar] Profile de aplicações Java com Oracle Mission Control e Flight Recorder

24 de julho de 2017

Danival Calegari

Criando Mocks de serviços REST com SoapUI

27 de junho de 2017

Monise Costa

JavaScript 6: diferença entre var, let e const

09 de maio de 2017

Otávio Felipe do Prado

Deixe seu comentário