Inovação aberta e a MATERA

Quando falamos em inovação no contexto empresarial, umas das vertentes que devem ser muito bem exploradas pela empresa é a “inovação aberta”.

Para quem não está familiarizado com o tema, inovação aberta é um conceito criado por Henry Chesbrough [1] que se refere a um processo empresarial de investimento, onde os recursos se conectam e se movem além das fronteiras da própria empresa. Esse processo se desenvolve de diversas formas, em especial procurando parcerias entre outras organizações, institutos de pesquisa, universidades, entre outras, afim de desenvolver novas competências para atuar tantos nos mercados e produtos que a própria organização possui, como um processo de busca de disrupção nas ofertas.

Parcerias

Para que o processo de inovação aberta ocorra, a empresa precisa encontrar formas de abrir essas fronteiras para o estabelecimento dessas parcerias, “abrir a mente” para que novas ideias sejam avaliadas sem que hajam preconceitos com essas novas ideias ou para novos paradigmas que são apesentados quando essa inovação aberta indica oportunidades de disrupção na linha de atuação da empresa. E nesse ponto é importante lembrar que, inclusive, a junção de uma empresa consolidada em parceria com pequenas empresas em início de atuação e que possuem um caráter mais inovador em sua estrutura é uma forma de parceria bastante utilizada no mercado.

Uma das linhas da MATERA para esse tipo de investimento é o nosso programa de startups. Hoje já possuímos no nosso site um canal aberto para que empresários inovadores, que possuem uma ideia ou uma startup queira fazer parcerias conosco.

Esse canal permite para quem acredita que sua solução ou serviço possa ser complementar ao nosso portfólio possa firmar uma parceria conosco ou para quem queiro uma empresa forte para agregar valor na sua solução ou serviço, contribuindo para a alavancagem da sua startup e a nossa entrada conjunta em novos mercados.

Para isso basta entrar na nossa página de startups (cliando aqui) e preencher um formulário com o resumo da sua proposta. Após isso, em até 10 dias a MATERA entrará em contato para marcar uma reunião onde nela você terá 60 minutos para apresentar sua startup para nós.

Referências

[1] Chesbrough, Henry William (1 March 2003). Open Innovation: The new imperative for creating and profiting from technology. Boston: Harvard Business School Press. ISBN 978-1578518371.

Links Externos

http://www.matera.com/br/empresa/startups/

https://en.wikipedia.org/wiki/Henry_Chesbrough

Por EDGAR MAGALHÃES

Postado em: 05 de fevereiro de 2016

Confira outros artigos do nosso blog

MATERA patrocina Software Experience 2017

05 de outubro de 2017

Caue dos Santos Pereira

Nova diretoria de Inovação e Negócios da MATERA busca parcerias

20 de abril de 2017

Vania Hoshii

Retrospectivas Bombásticas – Keep Talking and Nobody Explodes

17 de março de 2017

Bruno Gonçalves Zanutto

[Webinar] Desenvolvendo soluções completas em pouco tempo

19 de janeiro de 2017

Eduardo Pedroso

Deixe seu comentário