Liferay e PrimeFaces – Portal em Java com estilo

Em um mundo cada vez mais dinâmico, a cada dia mais empresas aceitam a ideia de construir um portal para acelerar o processo de divulgação de informações e atingir seus clientes de uma maneira mais próxima e mais alinhada às necessidades do mercado, que atualmente evoluem em ritmo acelerado. Desta maneira, todas as empresas precisam reagir rapidamente para não serem ultrapassadas pelas concorrentes. Logo, tornam-se requisitos fundamentais desses portais a administração facilitada e a sua alta disponibilidade, ou seja, poder modificá-los e melhorá-los com o mínimo de interrupções no serviço.

Liferay é uma opção de ferramenta open source para a construção de portais em Java. É considerado como uma ferramenta corporativa, pois oferece toda a robustez que as grandes empresas necessitam. A ferramenta é baseada na plataforma Java Enterprise e, portanto, é compatível com a maioria dos servidores de aplicação web. Pode ser instalada em ambientes  Linux, Mac OS, Unix e Windows e está preparada para trabalhar com os principais bancos de dados do mercado. Também oferece suporte para diversos padrões, entre os quais podemos citar: JSR 168, JSR 268, JSF 128, JSR 170, JSF 314, Web Services, AJAX, Spring, Struts, Tiles, JPA etc.

Atualmente a MATERA está usando a ferramenta Liferay para a criação de um portal de gerenciamento para o mercado de e-commerce. Neste projeto estão sendo utilizados JSF 2.0, JPA 2, Spring e Primefaces para o desenvolvimento dos novos portlets necessários. Atualmente existem nos repositórios do Liferay uma infinidade de portlets, que são mini-aplicativos reaproveitáveis, ou seja, que podem ser utilizados em mais de uma configuração de portal. Existem portlets para diversas funcionalidades úteis na composição de portais e para vários deles é possível encontrar diferentes implementações. Caso seja necessário criar alguma funcionalidade ainda não disponível no Liferay, podemos facilmente desenvolver um portlet utilizando para isso a composição de frameworks que mais se adeque à nossa necessidade, pois os frameworks mais populares são suportados pelo Liferay.

O uso do Primefaces traz produtividade e simplicidade no desenvolvimento de aplicações com comportamento AJAX, que possibilita alcançar uma sensação semelhante ao uso de aplicativos comuns (desktop), mesmo estando em um ambiente web. E a associação do Liferay com o Primefaces possibilitou que a maior parte do esforço fosse investido no desenvolvimento das soluções com foco no negócio, reduzindo o tempo gasto com configuração de ambiente, controle de acesso e autenticação de usuários.

Devido a funcionalidade de Hot Deploy podemos evitar o tempo de parada de servidores para a atualização dos portlets no ambiente de produção. Desta maneira conseguimos atualizar e adicionar novas funcionalidades, bem como corrigir bugs e falhas, sem a necessidade de parada da operação.

Desta maneira espera-se que o tempo de indisponibilidade do sistema seja reduzido drasticamente, bem como que se possa dar uma resposta rápida às necessidades dos usuários.

Casos de Sucesso:

http://www.liferay.com/products/liferay-portal/stories

Referências:
Liferay Portal – Review
Liferay – Site oficial
PrimeFaces – Site oficial

Por LUIZ COUTO

Postado em: 20 de junho de 2012

Confira outros artigos do nosso blog

REST não é JSON

21 de agosto de 2017

Bruno Sofiato

[Webinar] Profile de aplicações Java com Oracle Mission Control e Flight Recorder

24 de julho de 2017

Danival Calegari

Criando Mocks de serviços REST com SoapUI

27 de junho de 2017

Monise Costa

JavaScript 6: diferença entre var, let e const

09 de maio de 2017

Otávio Felipe do Prado

Deixe seu comentário