Mas afinal, o que faz o Product Owner….?

Product owner papel de maior visibilidade e dentro do framework SCRUM: é ele o dono do produto.

Representado por um dos membros do time ou pelo próprio cliente, ele é responsável por priorizar as atividades que maximizam o valor do produto e garantir o retorno do investimento.

Por deter a visão do cliente, o PO precisa ser uma pessoa disponível para tirar dúvidas e diminuir a distancia entre cliente e negócios, já que o restante da equipe possui acesso limitado aos stakeholders.

Mas ser o porta voz do cliente não é a única função do product owner. De acordo com o SCRUM guide ele incorpora outras responsabilidades, são elas:

  •  Criar o Product Backlog

O product owner precisa quebrar a visão do produto em partes que agregam valor ao cliente e gerar uma lista de funcionalidades. Essa lista, chamada de product backlog, pode ser criada usando qualquer técnica de elicitação de requisitos, desde os itens que a compõe sejam escritos de forma clara e concisa.

É fundamental que todos os membros do time conheçam e entendam o backlog, que precisa estar sempre atualizado e disponivel para todos os envolvidos no projeto.

  •  Priorizar o Backlog

Existem técnicas que auxiliam esta tarefa  (Kano, Theme screaming), mas basicamente, no SCRUM, a priorização é feita considerando fatores como valor, custo e risco. O entendimento do próprio Product Owner sobre a importância de cada funcionalidade para o todo do produto, faz a diferença nssa fase.

Vale ressaltar que essa priorização é considerada durante o refinamento e alocação de itens em uma Sprint, mas quem decide o que vai ser feito, se cabe ou não no ciclo desenvolmente é o time.

  •  Criar um Release Plan do Produto

Release plan é a visão do produto em relação a uma linha do tempo. De forma resumida, cabe ao Product owner criar esse plano e eleger quais funcionalidades deverão estar prontas e de acordo com os critérios de aceite definidos por ele ao final de cada Sprint.

  • Aceitar ou rejeitar uma funcionalidade

Ao final de cada Sprint, o time submete o que foi desenvolvido  a aprovação do Product Owner. É ele quem aprovar ou não uma entrega. Quando rejeitada, os itens do backlog referente a essa funcionalidade voltam para o product backlog e podemproduct-owner2 ou não compor a próxima Sprint, respeitando a vontade do time.

Essas são as atividades principais de um Product Owner, como elas são executadas varia de acordo com o time e contexto em que ele está inserido. A melhor forma de levantar e atribuir as  tarefas acima relacionadas é definido por cada organização. O importante aqui é enfatizar a importancia desse papel para o sucesso de um projeto e o quanto ele contribui na recuperação do investimento feito no produto.

Referências

http://www.scribd.com/doc/119250810/SCRUM-Product-Owner

http://gc.blog.br/2008/02/04/o-papel-do-product-owner-no-scrum/

http://blog.andrefaria.com/mas-o-que-faz-um-product-owner

http://www.teamware.com.br/treinamentos/certified-scrum-product-owner/

http://www.slideshare.net/marciamaia/o-papel-do-product-owner

http://www.scrum.org/Portals/0/Documents/Scrum%20Guides/Scrum%20Guide%20-%20Portuguese%20BR.pdf#zoom=100

http://www.scrumalliance.org/articles/44-being-an-effective-product-owner

Figuras

http://www.solutionsiq.com/resources/agileiq-blog/bid/58999/Product-Owner-Anti-Patterns-Part-3-No-Single-Product-Owner

http://novo.g4f.com.br/noticias/detalhado/69

Por CAMILA CRISTINA ROCHA

Postado em: 03 de abril de 2013

Confira outros artigos do nosso blog

[Webinar] Profile de aplicações Java com Oracle Mission Control e Flight Recorder

24 de julho de 2017

Danival Calegari

Criando Mocks de serviços REST com SoapUI

27 de junho de 2017

Monise Costa

Three laws that enable agile software development

09 de março de 2017

Celso Gonçalves Junior

Medindo performance de uma API REST

21 de fevereiro de 2017

Monise Costa

Deixe seu comentário