Tags:

MATERA incentiva projetos sócio-culturais

Todos os anos a MATERA destina parte de seu Imposto de Renda a projetos sócio-culturais ou relacionados ao meio-ambiente. Este repasse é feito de acordo com a Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. Além dos 4% do IR destinados através da Lei Rouanet, também patrocinamos projetos sociais através das Leis de Incentivo ao Esporte e do Fundo de Direitos da Criança e Adolescente, doando os 2% de IR permitidos.

Pela Lei Rouanet, a MATERA investiu no projeto “Patrimônio Imaterial Brasileiro”. Este projeto consiste na impressão de um livro ilustrativo que revela todo o patrimônio cultural imaterial da nossa nação, que são as expressões de vida e tradições que grupos e indivíduos recebem de seus ancestrais e passam a seus descendentes. Manifestações culturais contidas nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas e nas festas que são transmitidos oral ou gestualmente são o tema central desta obra. Este livro também será doado para bibliotecas públicas indicadas pelo Ministério da Cultura.

Outro projeto patrocinado pelo segundo ano consecutivo pela MATERA, desta vez utilizando a Lei de Incentivo ao Esporte, se chama “Escola de Atletismo ORCAMPI” (Organização Campineira de Atletismo). O projeto é uma iniciativa do IVCL (Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima), fundado em 2008 pelo ex-maratonista, medalhista olímpico e panamericano. O projeto visa o desenvolvimento do atletismo na região através da inclusão social de jovens carentes. Os jovens participantes ganham refeição, uniforme e são incentivados à pratica do esporte, com acompanhamento de profissionais especializados.

O terceiro projeto incentivado é o SPES – Serviço Social Paróquia S. Paulo Apostolo, através do Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente – FMDCA. O FMDCA é gerido por um colegiado paritário, o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Este colegiado analisa os projetos e programas a ele apresentados que visem o atendimento à Criança e ao Adolescente e destina,  segundo critérios pré-estabelecidos, os valores que permitam a execução das ações propostas pelas ONG’s (Organizações não Governamentais) e pelas OG’s – Unidades Públicas, da rede executora Municipal.

Todo este apoio é possível pelo fato da MATERA aproveitar todos os incentivos previstos em lei. Essas leis visam um melhor aproveitamente dos recursos, já que eles saem direto do contribuinte para os benefiários finais. Infelizmente muitas empresas não estão atentas a esta possibilidade. Com esta atitude a MATERA faz a sua parte e viabiliza o apoio a diversas ações que promovem a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento social, cultural e econômico da comunidade.

Por MATERA SYSTEMS

Postado em: 30 de dezembro de 2010

Confira outros artigos do nosso blog

Gente em Ação participa do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial

11 de junho de 2018

Tamiris Fernanda Cella

Sustentabilidade e seus aspectos multiformes

07 de junho de 2018

Tamiris Fernanda Cella

Agora temos Indicadores de Responsabilidade Social e Sustentabilidade!

28 de maio de 2018

Silvia Zulin

Consciência Ambiental: juntos preservamos a natureza e minimizamos impactos

23 de maio de 2018

Tamiris Fernanda Cella

Deixe seu comentário