Tags:

MATERA participa como palestrante do XLVI Encontro do SPIN

O SPIN (Software and Systems Process Improvement Network) é uma rede composta por indivíduos interessados em promover o aperfeiçoamento das práticas de Engenharia de Software e Sistemas e foi originalmente proposto pelo SEI (Software Engineering Institute).

A MATERA irá participar como palestrante no próximo encontro que terá como tema Métodos Ágeis e acontecerá dia 02 de Agosto de 2011, das 13h30 às 17h, na Motorola – Jaguariúna. No encontro serão realizadas três apresentações sobre SCRUM. Confira a palestra que será ministrada pela MATERA:

Ambiente de Desenvolvimento e Execução de Testes Automáticos para times SCRUM

Resumo:
A automação de testes é uma atividade que aumenta significativamente a chance de sucesso de projetos que empregam processos ágeis como o SCRUM, uma vez que nestes processos são empregados ciclos curtos de desenvolvimento e entrega para o cliente e o custo de testes de regressão aumentam muito conforme as funcionalidades vão ficando prontas. Para que se consiga uma automação de testes efetiva, os testes devem ser fáceis de escrever e simples de executar, além de estarem em um processo que os execute de forma automática de forma periódica. Neste sentido, a MATERA Systems tem utilizado técnicas de construção de scripts de teste com DSL (Domain Specific Language) em seus projetos com metodologias ágeis. Estas técnicas, aliadas a ferramentas de integração contínua para execução automática dos testes, fazem com que os desenvolvedores “acreditem” no ganho que os testes oferecem em seu dia a dia e passem a se engajar na escrita dos testes. A simplificação da forma de escrita dos testes pela DSL também permite que os analistas de teste aumentem a cobertura dos testes automatizados, agregando ainda mais valor a esta atividade. Nesta apresentação serão mostrados algumas das técnicas aplicadas na MATERA Systems para a construção de testes automatizados com o uso de DSL e a combinação dos testes em um ambiente de integração contínua. Serão mostrados alguns estudos de caso onde estas atividades foram cruciais para o sucesso de projetos que fizeram uso de práticas de SCRUM, incluindo também uma experiência em projetos de manutenção/evolução de sistemas.

Palestrantes:
Mestre em Ciência da Computação pela Unicamp, Danival Calegari atua há mais de 10 anos em soluções usando linguagem Java. Participou de vários projetos de desenvolvimento de sistemas corporativos para empresas de telecomunicações, energia elétrica, universidades e bancos.  Nestes projetos atuou como arquiteto, desenvolvedor e especialista em integração de sistemas. Atualmente, atua como líder técnico na MATERA Systems, onde realiza a definição da arquitetura, acompanhamento técnico e implementação das soluções desenvolvidas pela empresa nas áreas bancária e projetos sob encomenda. Também atua como instrutor na Globalcode, tendo acumulado mais de 1000 horas de aula em cursos nas carreiras Java e Web. Foi palestrante em eventos nacionais e internacionais, como JustJava, TDC e JavaOne. Possui certificações Sun Certified Java Developer, Sun Certified Business Component Developer e Sun Certified Web Component Developer.

Alexandre Pinto é Engenheiro de Computação pela Unicamp, com mestrado na mesma Universidade e MBA pela Fundação Dom Cabral. Trabalha na MATERA Systems há 10 anos tendo atuado durante este período como gerente da área de Desenvolvimento e Integração de Sistemas e da área de Novas Tecnologias da empresa. Atualmente, coordena a área de desenvolvimento da suíte MATERA Gestão Empresarial (ERP).

A inscrição para o evento é gratuita e mais informações podem ser obtidas através do site:
http://www.cpqd.com.br/spin-cps/

Por MATERA SYSTEMS

Postado em: 26 de julho de 2011

Confira outros artigos do nosso blog

Nova diretoria de Inovação e Negócios da MATERA busca parcerias

20 de abril de 2017

Vania Hoshii

Páscoa Feliz 2017

18 de abril de 2017

Tamiris Fernanda Cella

Hackathon Internet Banking: UI/UX + APIs

15 de março de 2017

Pedro Farci

Three laws that enable agile software development

09 de março de 2017

Celso Gonçalves Junior

Deixe seu comentário