MATERA sempre antenada com as Mudanças Regulatórias

Um dos nossos grandes diferenciais, que vem se destacando no mercado, é a abrangência ao atendimento das regulamentações do Mercado Financeiro.

Temos uma equipe de especialistas que acompanham diariamente as divulgações das novas leis, tanto as que impactam aos produtos já existentes, como também analisamos possíveis oportunidades / necessidades de lançamento de novos produtos.

Como exemplos dos regulatórios atendidos e em análise, mais recentes, podemos citar  :

  • SSC – Sistema de Sustação de Cheques – para atender às exigências do Comunicado do Banco do Brasil que afeta todos os bancos participantes da compensação bancária
  • Projeto Nova Cobrança – de acordo com o comunicado da Febraban, o projeto afeta as instituições cedentes / emissoras e recebedoras de boletos de cobrança
  • E-Financeira – prestação de informações relativas às operações financeiras de interesse da Secretara da Receita Federal do Brasil (RFB)
  • ECF –  nova obrigação imposta pela Receita Federal do Brasil. As empresas deverão informar, na ECF, todas as operações que influenciem no cálculo do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)
  •  EFD -Reinf – Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição, que contempla as informações referentes a serviços tomados/prestados mediante cessão de mão de obra ou empreitada, retenções na fonte incidentes sobre pagamentos diversos efetuados a pessoas fisicas e juridicas, entre outras informações.

Uma outra grande oportunidade que surgiu com as novas regulamentações foi o mercado de Meios de Pagamentos, também conhecido como Arranjos de Pagamentos.  A MATERA se antecipou as novas necessidades deste segmento para atendimento a regulamentação do Bacen Circular no. 3.682, onde as instituições de pagamentos devem observar o conjunto de demonstrações contábeis estabelecidos na regulamentação do Plano Cosif,  enviar ao Banco Central regularmente informações dos usuários finais de conta de pagamentos pré-pagas e no caso de emissoras de instrumentos de pagamento pós-pago, devem enviar informações de suas operações para serem registradas no Sistema de Informações de Crédito-SCR. Como temos uma abrangência grande de sistemas e conhecimento no mercado financeiro, conseguimos atendê-las com a solução MATERA Meios de Pagamento.  O que nos tornou referência neste mercado. Para conhecer um pouco mais desta nossa solução, clique aqui.

Além do acompanhamento diário, sistematicamente nos reunimos pelo menos duas vezes ao ano para analisar o mercado mais a fundo e atualizamos o nosso roadmap.  Esta atualização é um trabalho conjunto entre nossa área de Produtos, P&D e Comercial.

O roadmap nos proporciona esta visão de longo prazo, o que nos transmite segurança e maturidade para atender o mercado dos clientes da MATERA Systems.

Por ANA PAULA MATHIAS RABELO PEIXOTO

Graduada em Análise de Sistemas e pós-graduada em Gestão de Negócios, atualmente é Gerente de Produtos, responsável pela área de evolução e gestão estratégica dos produtos do Mercado Financeiro e Corporativo.

Postado em: 15 de setembro de 2015

Confira outros artigos do nosso blog

O open banking é uma ameaça aos bancos?

11 de junho de 2018

Caue dos Santos Pereira

Por que o Banco Central poderá regulamentar o Open Banking no Brasil?

11 de junho de 2018

Caue dos Santos Pereira

PSD2: como o Open Banking foi regulamentado na Europa

11 de junho de 2018

Caue dos Santos Pereira

O que é Open Banking?

05 de junho de 2018

Caue dos Santos Pereira

Deixe seu comentário