Tags:

MATERA Systems inova e desenvolve gamification de reconhecimento a funcionários

Sistema permitirá que os cerca de 300 colaboradores avaliem os colegas

Um simples elogio favorece o clima organizacional e ele não precisa necessariamente vir dos gestores após meses de espera para uma avaliação formal. Esse foi o pensamento da equipe de DHO, com o apoio do MKT, P&D e TI da MATERA Systems, ao criarem uma gamification de avaliação, que transcende a execução de projetos e reconhece atitudes e valores do dia a dia: o Mandou Bem.

A empresa, que oferece soluções de TI, usou sua expertise em tecnologia e desenvolveu o MyBoard em 2012, rede social interna que também cumpre o papel de intranet. Em fevereiro deste ano, veio o acréscimo do Mandou Bem, que é um game que permite aos funcionários avaliarem seus colegas de trabalho, seja por projetos, atitudes ou valores.
“Hoje, nós temos um sistema de avaliação e feedback que acontece periodicamente e segue alguns padrões, sendo geralmente vinculado a projetos e resultados. Identificamos a possibilidade de aperfeiçoar a rede que utilizamos internamente, o MyBoard, para criar mais um sistema de avaliação, só que mais flexível, dinâmico e atemporal”, explica Luciana Estruque, Gerente de Recursos Humanos.
Segundo a gerente, no game os colaboradores que recebem mais indicações sobem de patente. “Como a identidade do ambiente da MATERA é inspirada em praias, resolvemos adotar isso no MyBoard e, consequentemente, no Mandou Bem.”
Na empresa, que desde 2008 figura na lista das melhores para se trabalhar segundo o Instituto Great Place to Work, o ambiente é bastante descontraído e os funcionários podem trabalhar de bermuda. “O profissionalismo não muda por conta disso e ao mesmo tempo nos torna uma empresa em que as pessoas querem permanecer”, continua.

De aspirante a almirante

Todos os 300 funcionários espalhados pelos quatro escritórios – Campinas, São Paulo, Maringá e Niterói – começam como Aspirantes. A evolução prevê patentes de Marinheiro, Cabo, Sargento, Tenente, Capitão e Almirante. O game disponibiliza online rankings mensais e geral, pódios e botão de “curtir” para fomentar a programa. “A pontuação para os três últimos níveis será bem alta, e isso faz com que os funcionários se empenhem mais para conquistar níveis mais elevados no ranking”, finaliza Luciana.

Por LUCIANA ESTRUQUE

Psicóloga, corredora, apaixonada por desafios. Acredito que a nossa principal missão é cada dia ser melhor e com isso ajudar o outro a ser melhor. O melhor que posso ser. Estamos sempre em evolução, e isso é o que torna a vida mágica.

Postado em: 03 de fevereiro de 2015

Confira outros artigos do nosso blog

Inclusão e deficientes visuais: vamos falar sobre isso?

18 de maio de 2018

Evandro Chequi

MATERA patrocina evento de empreendedorismo para jovens

05 de setembro de 2017

Caue dos Santos Pereira

Participe deste bate-papo e conheça as nossas práticas de gestão de inovação

21 de agosto de 2017

Vania Hoshii

Folia foi o que não faltou!

10 de julho de 2017

Tatiana Araujo

Deixe seu comentário