Mercado em evolução

Em constante processo de evolução, o sistema financeiro brasileiro está fortemente integrado, sendo um dos marcos mais relevantes desse processo evolutivo a implantação em abril de 2002 do SPB  – Sistema de Pagamentos  Brasileiro.

Evolucao_Mercado_Financeiro_MATERA_2Dentre os sistemas que também compõem  essa integração estão o CCS – Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional e o Bacen JUD.

Através do CCS  são feitos os registros de dados cadastrais básicos de  pessoas físicas e jurídicas que possuam relacionamentos com instituições financeiras do sistema financeiro, seja como cliente direto, procurador ou representante legal. Os dados são atualizados sempre que houver início, fim ou alteração no tipo de relacionamento.

Evolucao_Mercado_Financeiro_MATERA_3Em conjunto com o CCS, o Bacen JUD permite a comunicação o sistema financeiro e o sistema judiciário. Com esta integração, é possível que sejam comandadas pelos representantes do poder judiciário, através de mecanismos específicos, comandos de bloqueio, desbloqueio e transferência de recursos anteriormente bloqueados, dando agilidade ao processo judicial e simplificando em muito a localização de instituições onde os relacionados em processos judiciais possuem operações financeiras e agilizando o bloqueio e transferência de recursos, quando necessário.

Essas soluções hoje também são relevantes para a estruturação e regulamentação dos meios de pagamento, que está em curso e representa mais um passo importante na evolução do sistema financeiro nacional.

Links Externos

Para saber mais sobre o SPB, CCS, Bacen JUD e Meios de Pagamento, e a solução da MATERA que atende esse mercado acesse:

Por LUIZ DE PAULA E SILVA JUNIOR

Postado em: 20 de abril de 2015

Confira outros artigos do nosso blog

Smart Contracts: o que são e como funcionam?

18 de junho de 2018

Tássia Rande

O open banking é uma ameaça aos bancos?

11 de junho de 2018

Caue dos Santos Pereira

Por que o Banco Central poderá regulamentar o Open Banking no Brasil?

11 de junho de 2018

Caue dos Santos Pereira

PSD2: como o Open Banking foi regulamentado na Europa

11 de junho de 2018

Caue dos Santos Pereira

Deixe seu comentário