Metodologia Ágil, Framework Scrum – Parte III

 sp12Scrum – Parte III

Na segunda parte, vimos os papéis, os artefatos e uma introdução as cerimonias. São nas cerimonias que o jogo começa, com a atuação pontual de cada um dos membros do time e a utilização dos artefatos como forma de transparência para todos.

Sprint Planning Meeting

Cerimonia de planejamento da Sprint. Um plano é criado por todo o Time para sua execução. A duração depende do tamanho, geralmente 2 horas por semana de Sprint. A Sprint Planning consiste em duas partes:

  • Parte 1:  Definição de quais User Stories serão entregues na Sprint. O Product Owner apresenta o Product Backlog estimado e priorizado para o Scrum Team e todos colaboram para o entendimento do que deve ser feito. As User Stories selecionadas para entrar na Sprint definem o Objetivo da Sprint. Essa reunião define o que?. Essa primeira parte da reunião procura atender o princípio de Pessoas relacionadas à negócios e desenvolvedores devem trabalhar em conjunto e diariamente, durante todo o curso do projeto” e “Software funcional é a medida primária de progresso.
  • Parte 2:  Com as User Stories definidas, o Development Team decide com implementa-las durante a Sprint. Aqui é onde as User Storeis são decompostas em Taks. Essa reunião é para definir o como?. O conjunto das Taks definidas mais as User Stories selecionadas é chamado de Sprint Backlog. Geralmente uma Task não deve durar mais que 1 dia de trabalho, podendo ser menos. A presença do Product Owner nessa parte é facultativa. Essa segunda parte da reunião procura atender o princípio de As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de times auto-organizáveis e Contínua atenção à excelência técnica e bom design, aumenta a agilidade.

Ao fim deste evento, o Development Team deve ter claro em mente como pretende trabalhar para atingir o Objetivo da Sprint. Um as das partes importantes do Scrum, é a interação do Scrum Team. Muito embora a Sprint tenha um Objetivo ( Sprint Backlog ), esse mesmo poderá ser re-negociado em qualquer momento da Sprint, seja para retirar ( se as mesmas se mostraram fora do escopo de negócio ), incluir ( se for necessário e houver espaço para tal ) ou trocar ( caso os valores tenham sido alterados ). Essa alterações, que podem ser negociadas, visam atender ao princípio de Aceitar mudanças de requisitos, mesmo no fim do desenvolvimento. Processos ágeis se adequam a mudanças, para que o cliente possa tirar vantagens competitivas

dailymeetingDaily Scrum

Reunião diária do Scrum Team com o objetivo de observar o progresso do desenvolvimento do produto. O tempo dessa reunião é de 15 minutos no máximo. Cada membro do Development Team deve informar para os demais 3 pontos de seu trabalho:

  • O que foi feito desde a última reunião?

  • O que pretende fazer até a próxima?

  • Impedimentos que bloqueiam esse trabalho?

Ao final dessa reunião, o Development Team deve ter em mente como está o andamento para atingir o Objetivo da Sprint. A participação do Product Owner é facultativa, mas permite abertura para satisfazer o princípio que diz que Pessoas relacionadas à negócios e desenvolvedores devem trabalhar em conjunto e diáriamente, durante todo o curso do projeto.

Apresentado uma parte das cerimônias, as  de planejamento ( Sprint Planning ) e acompanhamento ( Daily Scrum ), no último post finalizamos com as cerimônias de revisão e melhorias e conclusão do framework. Até lá!!!

Referências:
The Scrum Guide – Scrum.org
Scrum e XP direto das das Trinceiras InfoQ

Startseite


http://manifestoagil.com.br
http://blog.camilolopes.com.br/tag/sprint-planning/
http://www.fabiocruz.com/outros/daily-scrum/

Por FERNANDO MORALLES

Postado em: 20 de março de 2013

Confira outros artigos do nosso blog

REST não é JSON

21 de agosto de 2017

Bruno Sofiato

[Webinar] Profile de aplicações Java com Oracle Mission Control e Flight Recorder

24 de julho de 2017

Danival Calegari

Criando Mocks de serviços REST com SoapUI

27 de junho de 2017

Monise Costa

JavaScript 6: diferença entre var, let e const

09 de maio de 2017

Otávio Felipe do Prado

Deixe seu comentário