Tags:

Novidades no sistema de Renda Fixa (Open)

Buscando uma solução mais completa e integrada para o Mercado Financeiro, a MATERA desenvolveu algumas melhorias no sistema de Renda Fixa, que são elas:

► INTEGRAÇÃO COM O SISTEMA DE GARANTIAS

Inclusão do check box ‘Aplicação utilizada como Garantia’ para indicar utilização da aplicação do cliente como garantia no sistema MATERA Garantias.

► MELHORIAS NA INTEGRAÇÃO COM O INTERNET BANKING

Agora é possível configurar quais são os tipos de operações que integrarão com o IBK.

► INTEGRAÇÃO COM O SISTEMA DE CAPTURA DE INFORMAÇÕES

Desenvolvemos diversas melhorias para automatizar algumas informações que impactam diretamente o renda fixa, entre elas o PU238, PU 550, PU de mercado. Existem algumas outras funções que foram automatizadas no cadastro central e swap, entre elas os indexadores e taxas de mercado (BM&FBOVESPA).

► MELHORIA NA INTEGRAÇÃO COM O SISTEMA DE NEGOCIAÇÃO DE CCB X CETIP21

Já é possível realizar a integração via arquivo com a CETIP21 das operações/eventos de CCB.

► MELHORIA NA INTEGRAÇÃO CETIP21 PARA OS TÍTULOS DE LCA/CDCA

Ativos cadastrados no sistema TA (Títulos do Agronegócio) da CETIP como são os casos das LCA e da CDCA. Estes papeis são previamente cadastrados através da tela de Consulta Analítica do Papel com todas as suas características. A partir de então, podem ser depositados na posição da Instituição Financeira e serem vendidos para clientes. Tendo o depósito efetuado, o registro do ativo passa a constar na tela de fechamento de lotes possibilitando a geração de arquivo. O processo de geração do arquivo segue os procedimentos normais válidos para todos os demais casos tratados pelo sistema.

► MELHORIA NAS OPERAÇÕES ESCALONADAS

O sistema permite o cadastro de um fluxo de prazos e percentuais ‘padrões’ para ativos com escalonamento de percentuais. O escalonamento poderá ser automaticamente atribuído aos boletos de emissão de CDB que fizerem uso do tipo de operação, por ocasião de sua inclusão no sistema e caso não tenham outro escalonamento especificado pelo usuário.

► CRIAÇÃO DE PROCESSO DE EXPURGO DE DADOS

Inclusão da tela que permite configuração e execução do processo de expurgo de dados do sistema.
Este modelo de expurgo de dados atende tabelas que representam repositórios de dados auxiliares ou complementares e que, com o decorrer do tempo, deixam de ter utilidade prática.Foram disponibilizados nesta nova funcionalidade os processos de expurgo para dados referentes a:
. PU’s de títulos públicos importados diariamente (550, mercado, etc…). Neste caso é importante frisar que, para os papéis utilizados pelo sistema, os valores destes PU’s já foram incorporados as suas curvas de valorização diária de modo que, a despeito do expurgo, seus valores não são perdidos.
. Valores analíticos (por papel e data) que compõem os saldos informados nos demonstrativos de compulsório (RCO0002). Os dados analíticos servem apenas para esclarecimento de dúvidas ou eventuais diferenças em relação aos valores esperados.

Para ambos os processos de expurgo, sempre são mantidas as informações referentes aos últimos 6 meses completos (em relação à data do sistema).

► CRIAÇÃO DE PROCESSO DE LEITURA DO ARQUIVO DE RETORNO DA CETIP21 PARA ATUALIZAR O CÓDIGO DO ATIVO.

Este processo efetua a leitura dos arquivos de retorno referentes ao registro de ativos no ambiente CETIP21 e atualiza o código do ativo no sistema caso ainda não esteja preenchido.

Por ANA PAULA MATHIAS RABELO PEIXOTO

Graduada em Análise de Sistemas e pós-graduada em Gestão de Negócios, atualmente é Gerente de Produtos, responsável pela área de evolução e gestão estratégica dos produtos do Mercado Financeiro e Corporativo.

Postado em: 04 de abril de 2011

Confira outros artigos do nosso blog

Nova diretoria de Inovação e Negócios da MATERA busca parcerias

20 de abril de 2017

Vania Hoshii

Páscoa Feliz 2017

18 de abril de 2017

Tamiris Fernanda Cella

Hackathon Internet Banking: UI/UX + APIs

15 de março de 2017

Pedro Farci

Three laws that enable agile software development

09 de março de 2017

Celso Gonçalves Junior

Deixe seu comentário