O que foi o Testathon em sua primeira edição no Brasil

Esse final de semana os amantes e afins de teste de software tiveram a oportunidade de participar de um super evento em São Paulo, o Testathon.

Mas você pode me perguntar, o que é um Testathon?

Testathon é um hackthon voltado para testadores. Um dia em que os testadores se encontram para trocar ideias, fazer networking, e é claro, fazer o que mais gostam, testar. Além disso, eles podem ganhar alguns prêmios com isso, por sua participação tanto em equipe quanto individual.

Se ainda está se perguntando o que é um hackthon, vêm comigo que no caminho eu te explico.

Um hackthon é uma maratona de programação. São encontros de programadores com objetivo de codificar, trocar ideias, desvendar códigos, algo desafiador que pode durar um dia ou até mesmo semanas.

Mas voltando para o Testathon, tivemos o 13º e 14º, que eles chamam de capítulos, aqui no Brasil, o primeiro na América do Sul. Aconteceu nos dias 11 e 12 de março em São Paulo. Foram total de 100 testadores reunidos, sendo 50 no sábado e 50 no domingo. Houve um pré-cadastro e seleção das pessoas que participariam, e o detalhe como o site mesmo diz, “os 50 melhores”.

Ao longo do evento era perceptível o quanto reforçavam a ideia de fazer com que as pessoas interagissem e se conhecessem. E além do aprendizado do dia o objetivo era que fluísse de forma leve e que fizéssemos isso nos divertindo, parece fantástico, não é?

E realmente foi. Eu estava lá e foi sensacional, uma experiência única, nunca participei de um evento no formato hackthon e posso garantir que já quero participar de novo. Marquei presença no “Chapter 14”, 12/03. A disposição de quem foi participar do evento, a energia tanto dos participantes quanto do Ronald que conduziu o Testathon foram sensacionais. Um dia inteiro que passou muito rápido, uma pena, não queria ir embora. Também tivemos a oportunidade de conhecer alguns membros da equipe do Facebook, são fantásticos. Os desafios realizados foram de testes em aplicações do Facebook, Messenger e Instagram[1].

No final das rodadas tivemos a “tão esperada” premiação. Algumas das categorias premiadas, entre outras, eram:

  • Melhor trabalho em equipe
  • Melhor QA
  • Melhor QA da rodada
  • Melhor Qualidade de Bug Reportado
  • Melhor Insight

Não poderia deixar de citar que ganhei também em uma das categorias, muito emocionada e orgulhosa de ter recebido o prêmio de Melhor QA da rodada, hashtag #inloveforever por tudo isso. Não só pelo prêmio mas principalmente por seu significado. Saber que você está em um dia com 50 testadores e que foram selecionados os melhores, e você conseguir vencer em uma das categorias, o peso disso é imenso. Uma das coisas que nunca esquecerei na vida foi o anúncio de meu nome, foi maravilhoso. Posso dizer sim que “foi um dos melhores dias da minha vida”, essa só os participantes entenderão.

Best QA Runner up
BEST QA RUNNER UP

Aqui pela MATERA Systems, tivemos outra testadora que participou e também venceu em uma das categorias, a Jacqueline Sampaio Costa, ela também quer deixar sua percepção sobre a participação no evento:

BEST INSIGHT
BEST INSIGHT

“Sobre a experiência de participar do Testathon posso dizer que separo em momentos, sendo: evento, premiação e impacto. Em relação ao evento não há mais detalhes que poderia fornecer além dos que já estão descritos no post, mas em relação a premiação estaria mentido se falasse que foi a melhor parte, pois se tratava de um sinal bem claro que tudo estava chegando ao final! Entretanto, adorei ser premiada como “Winner of Best Insight”, principalmente por ter participado de um evento deste porte e perceber que todo o trabalho e esforço rendem frutos, e isso foi apenas um sinal de que quando se gosta de algo é possível colher bons resultados. Já o impacto é relacionado ao que tudo representou desde ver Ronald tão apaixonado até o momento de sair do local, só confirmei que tudo o que fazemos por menor que seja gera algum resultado, e que não podemos deixar o medo vencer aquilo que mais queremos ou temos vontade! E que o resultado é proporcional ao esforço! Valeu muito a pena participar do Testathon e espero ansiosamente por mais eventos como este! Fica a dica para todos!”

Algumas imagens do evento:

Chegada no evento, aquele lanchinho antes de começar as atividades
Chegada no evento, aquele lanchinho antes de começar as atividades
Galera ansiosa para começar os trabalhos
Galera ansiosa para começar os trabalhos, eu também estava, e muito
Foto com equipe do Facebook em background, foram muito atenciosos com todos, nota 10!
Foto com equipe do Facebook em “background”, foram muito atenciosos com todos, nota 10!
Haviam alguns painéis para galera fazer umas fotos, algumas almofadas de emotions de reações do Facebook também
Haviam alguns painéis para galera fazer umas fotos, algumas almofadas de emotions de reações do Facebook também, como a que mostrarei na foto abaixo
Esse era o espaço de lazer do evento, essa foto foi do final, almofada representando a tristeza pelo fim do evento
Esse era o espaço de lazer da galera, essa foto foi do final, almofada representando a tristeza pelo fim do evento
Jacqueline recebendo o super prêmio de "Best Insight"
Jacqueline recebendo o super prêmio de “Best Insight”, quase chorou que eu vi
Não teve como não pedir para tirar foto com ele, foi sensacional na condução do Testathon, notal mil
Não teve como não pedir para tirar foto com ele, Ronald foi sensacional na condução do Testathon, notal mil, e é claro que eu chorei também, muita emoção gente!
Jacqueline também não aguentou ficar sem uma foto com Ronald
Jacqueline também não aguentou ficar sem uma foto com Ronald
As materetes "winners", Best Insight" e Best QA runner up
As materetes “winners”, Best Insight” e “Best QA runner up”

Sempre que posso vou e incentivo que as pessoas também participem de eventos da área, a troca de experiência entre os profissionais sempre é o ápice nessa prática.

Quando você participa de eventos que reúnem profissionais de sua área sempre haverá algo novo a aprender, sai com ideias e desperta o interesse em alguns assuntos, instiga a se aprofundar mais a respeito, é enriquecedor.

Enfim, Testathon, eu fui, amei e gostaria de agradecer a todos que de alguma forma contribuíram para que estivesse ali.

Espero ver você, que está lendo esse post agora, em um próximo evento também!

Por falar em participação em eventos, de 24 à 28 de abril teremos a segunda edição do QA Ninja, é um evento online e gratuito onde muitos profissionais estão com palestras bem interessantes com o foco em qualidade de software. Eu não perderei esse também, vou participar com a palestra “Você já fez dev box testing hoje?”, no dia 27/04, às 19:00 horas, não perca.

f
Informações sobre o que será abordado na palestra do QA Ninja [4]

Para mais informações do evento: http://www.qaninja.com.br/

Te espero nessa também, ok? 😉

Referências

[1] http://testathon.co/sao-paulo-2/

[2] https://www.significados.com.br/hackathon/

[3] https://pt.wikipedia.org/wiki/Hackathon

[4] http://www.qaninja.com.br/

Por ARIANE FERREIRA IZAC

Analista apaixonada por testes, dançarina, corredora e colecionadora de viagens! Filha de peixe (jornalista) peixinho (blogueira) é. Meu grupo no LinkedIn só poderia ser "Diário de uma paixão: Teste de Software"

Postado em: 14 de março de 2017

Confira outros artigos do nosso blog

Introdução ao Dev-Test Pairing

13 de junho de 2018

Caio Rizolli

Falando sobre Teste de Intrusão (ou PenTest)

03 de abril de 2018

Jacqueline Costa

Protractor – Testes automáticos end-to-end para aplicações em Angular

07 de dezembro de 2017

Jacqueline Costa

Testes em Node.js

04 de dezembro de 2017

Alan Cesar Elias

Deixe seu comentário