Tags:

Os desafios para manter um software ERP atualizado

Diante de tantas mudanças nas legislações tributárias, fiscais e trabalhistas, ter um sistema sempre atualizado se torna essencial para manter as obrigações da empresa em dia.

Existe um esforço muito grande para manter o software ERP atualizado, é necessário ter analistas de negócio acompanhando as mudanças que são divulgadas periodicamente pelos órgãos governamentais. Sempre que sai uma nova legislação, é preciso entende-la, pensar no impactos dentro do sistema, como novos cadastros, novos leiautes ou mudanças em leiautes de arquivos existentes, bem como o tratamento dos dados antes/depois da atualização dos sistemas, e ainda liberar tal atualização em um tempo hábil para que os clientes possam se programar.

time_for_changeAlgumas legislações são bem definidas e existe um calendário que permite um bom planejamento de liberação de versões, como exemplo temos a NF-e, que é a Nota Fiscal Eletrônica modelo nacional. Onde todas as notas técnicas trazem a data em que inicia a homologação das alterações, a data de entrada em produção e a data que a versão anterior deixará de funcionar. Mas nem todas são assim, por exemplo, o Sped que nem sempre usa da mesma organização. Ainda no caso do Sped, quando sai uma nova versão do validador, a versão anterior é descontinuada, sendo assim o sistema já precisa estar gerando o arquivo no novo leiaute.

Com tantas mudanças se torna muito difícil e custoso uma empresa manter seu ERP próprio, sendo mais vantajoso nesse caso adquirir um ERP de mercado, é claro que existem outros benefícios além da atualização de legislações, como melhorias continuas nas funcionalidades, mas esse já acaba sendo um ponto crucial.

A MATERA está sempre buscando manter seu ERP, o MATERA Gestão Empresarial atualizado, para que seus clientes não precisem se preocupar se aquela legislação importante estará ou não disponível no momento necessário.

Referências:

http://www1.receita.fazenda.gov.br/sistemas/sped-fiscal/

http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx

Por ALEXANDRO FREIRE SOUSA

Postado em: 05 de junho de 2015

Confira outros artigos do nosso blog

eSocial

25 de fevereiro de 2016

Karime de Godoy Saab Abrão

SPED EFD-REINF 2016 – VOCÊ ESTÁ PREPARADO ?

22 de janeiro de 2016

Ana Paula Mathias Rabelo Peixoto

O que é o Bloco K do Sped Fiscal ?

30 de dezembro de 2015

Roulien Bologni Peres

Controle Orçamentário

18 de novembro de 2015

Karime de Godoy Saab Abrão

Deixe seu comentário