Os mitos da inovação – Parte 2

Esse é o segundo post da série “Os mitos da inovação”, caso queira pode ler o primeiro post da série, ele está aqui: Os mitos da inovação – Parte 1.

Ressaltando que a intenção dessa série de posts é justamente desmitificar a inovação. Olhando no dicionário temos a seguinte definição: “Desmitificar – Desfazer um mito, tirar o caráter de mito, despojar de consagração (alguém ou algo)”.

Em resumo, ao desmitificar algo nós passamos a enxergar algo como ele realmente é! Reflita a respeito dos mitos litados abaixo e perceba que a inovação tem vários aspectos e que ela não deve ser entendida como algo do tipo “Ou tudo ou nada!”. Cada organização pode capturar aquilo que lhe faz sentido, aplicar na prática, colher os resultados, aprender e ajustar a próxima ação a ser executada.

Boa leitura!

 

  • Mito #5 – Inovação está ligada somente a ideias

a_ideia_em_si_nao_e_nada-1024x695Embora seja verdade que não dá para começar sem uma ideia, algumas pessoas dão importância exagerada para “A grande ideia”. Ideias são apenas o começo! Nada vai acontecer se não houver foco, disciplina, recursos financeiros, humanos e principalmente capacidade de execução.

 

 

  • Mito #6 – Os líderes inovadores são subversivos e lutam contra o sistema

innovative_leaderOs líderes inovadores não são necessariamente aqueles que assumem os maiores riscos, são rebeldes ou excêntricos.
Ao contrário do que a maioria pensa a principal virtude de um líder inovador eficaz é a humildade! É aquele que aceita a integração entre a inovação e as operações que estão em curso no mundo real.

 

 

  • Mito #7 – Inovação é um caos incontrolável

chaosInfelizmente as melhores práticas para geração de ideias não tem nada a ver com as melhores práticas para levá-las a diante! A inovação deve ser gerida e acompanhada de perto, mais especificamente durante 99% da jornada que na verdade é o tempo gasto com a execução.

 

 

 

  • Mito #8 – A inovação é para poucos

be_an_innovatorNão é bem assim! O detalhe é que a maioria dos membros de uma equipe de trabalho não tem interesse ou a energia necessária para ir além do seu trabalho cotidiano e injetar maiores esforços em iniciativas inovadoras. Mas pelo menos a ideação é tarefa de todos.

 

 

 

Em breve teremos o terceiro post da série “Os mitos da inovação”, acompanhe o blog da MATERA Systems e acompanhe também a MATERA Systems nas redes sociais! #SomosTodosMATERA

Por GIULIANO AVILA

Analista de sistemas desde o século XX :-) Curtindo muito o momento de transição que estamos vivendo e procurando contribuir com a era da revolução digital!

Postado em: 04 de agosto de 2015

Confira outros artigos do nosso blog

MATERA patrocina Software Experience 2017

05 de outubro de 2017

Caue dos Santos Pereira

Nova diretoria de Inovação e Negócios da MATERA busca parcerias

20 de abril de 2017

Vania Hoshii

Retrospectivas Bombásticas – Keep Talking and Nobody Explodes

17 de março de 2017

Bruno Gonçalves Zanutto

Prato de hoje: Retrospectiva

02 de fevereiro de 2017

André Suman

Deixe seu comentário