Os resultados do CodeFest 2011

O CodeFest 2011, evento promovido pela Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro ) e pela Conpec (Consultoria, Projetos e Estudos em Computação – empresa júnior da Unicamp), é uma competição voltada para estudantes e que estimula a criatividade e o trabalho em equipe. Baseado em um evento de mesmo nome que já existente na Índia, a versão brasileira aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de outubro na Unicamp, tendo a MATERA Systems como uma das empresas patrocinadoras.

O objetivo do CodeFest é dar a estudantes universitários a oportunidade de desenvolver um projeto real, usando as tecnologias mais atualizadas e buscando soluções para demandas reais de mercado. As empresas que patrocinaram o CodeFest (Telefonica, BuscaPé, Motorola, Ci&T, Dextra, Ícaro, MATERA e Movile) propuseram os seguintes temas para o CodeFest: Aplicações para TV; Otimização Combinatória e Reconhecimento de Padrões; Aplicações Móveis para Uso Pessoal; Cidades; Colaboração.

Formando equipes de até 5 pessoas focadas em um dos temas propostos, os estudantes começaram a trabalhar em seus projetos. A maior parte das equipes era do Estado de São Paulo (de cidades como Campinas, Americana, Bauru, São Carlos e Salto), mas também estiveram presentes participantes de outras partes do país, como por exemplo a equipe WebLovers de Natal/RN. As empresas patrocinadoras indicaram profissionais para atuar como mentores das equipes, ajudando-os a escolher a melhor abordagem para implementação e a preparar uma apresentação dos resultados.

O mentor da MATERA foi o Douglas Leite, da área de Desenvolvimento e Integração de Sistemas (no tema Cidades). Os mentores trabalharam em conjunto com as equipes até o dia 16 pela manhã, quando começaram as apresentações e o julgamento dos projetos. Ao final das apresentações um projeto foi escolhido vencedor para cada tema, seguindo critérios como: relevância, inovação tecnológica e qualidade final.

A cerimônia de premiação e encerramento aconteceu no Instituto Eldorado. O prêmio, para cada integrante das equipes vencedoras, foi um smartphone Motorola Defy.
As equipes vencedoras em cada categoria foram:

Aplicações para TV: BrainApps Solutions, Unicamp
Otimização Combinatória e Reconhecimento de Padrões: C4, Unicamp
Aplicações Móveis: CodECA, Unicamp
Cidades: WebLovers, IFRN
Colaboração: IFSProg, IFSP

O CodeFest é mais uma iniciativa apoiada pela MATERA visando criar oportunidades para estudantes e profissionais de tecnologia.

Saiba mais em: codefest.org.br

Por MATERA SYSTEMS

Postado em: 26 de outubro de 2011

Confira outros artigos do nosso blog

Nova diretoria de Inovação e Negócios da MATERA busca parcerias

20 de abril de 2017

Vania Hoshii

Páscoa Feliz 2017

18 de abril de 2017

Tamiris Fernanda Cella

Hackathon Internet Banking: UI/UX + APIs

15 de março de 2017

Pedro Farci

Three laws that enable agile software development

09 de março de 2017

Celso Gonçalves Junior

Deixe seu comentário