Os sabotadores da inovação e do empreendedorismo – A auto sabotagem

Receitas e dicas sobre como ser um empreendedor de sucesso é o que não faltam, além de uma vasta literatura e teoria sobre esse tema. Porém os empreendedores de primeira viagem precisam estar preparados para enfrentar as dificuldades e os “sabotadores” existentes ao longo do caminho.

A “auto sabotagem”

Auto-conhecimento é essencial. Temos que entender nossas atitudes, nossos pensamentos, experiências de vida e o que nós queremos. Diversas vezes ignoramos o nosso potencial para enfrentar dificuldades e nos “escondemos” por detrás de algum “motivo justo” para não fazermos algo em que não somos bons ou para o qual não nascemos com o “dom”. Se você não é bom o suficiente, então pratique! Ignorar a si mesmo, é uma excelente maneira de sabotar o seus potenciais de inovação e de empreendedorismo.

#NÃO compartilhar: Acreditar que suas idéias são extremamente brilhantes e deixá-las guardadas em um enorme baú de conexões neurais hermeticamente fechado vai contribuir muito para o processo de auto-sabotagem. Inovação também é um fenômeno social – normalmente as melhores ideias surgem a partir da diversidade de perspectivas e opiniões de várias pessoas. Lembre-se também que uma ideia não tem valor se não for executada. Então #compartilhe!

#Excesso de planejamento: Evite planejar demasiadamente, não tente projetar a versão inicial de seu produto/serviço com todos os recursos que você imagina importantes . Planeje uma parte simples, implemente, teste, aprenda com o feedback dos seus clientes e então melhore. Refaça esse ciclo procurando sempre agregar mais valor ao produto/serviço.

#Momento eureka!: Outro erro é acreditar que é preciso criar algo que ninguém pensou ou fez ainda. A maioria das inovações bem-sucedidas emergem da combinação de coisas que já existem e que são ofertadas de uma maneira diferenciada.

#Só pelo dinheiro: Para fechar… Fazer algo “apenas” pelo dinheiro, sucesso, ou modismo te levará a um lugar incrível. Trabalhar em algo “que gosto muito” é mais motivador e tem maiores chances de gerar sucesso e ganhos financeiros.

E fique atento, pois: “Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos seu objetivo!” – Henry Ford.

E você? Já presenciou algum episódio de auto sabotagem? Conhece alguma outra situação similar? #Compartilhe!

 

 

Confira o segundo post dessa série Os sabotadores da inovacao e do empreendedorismo – O Sabotador

Por BRUNO MILLER

Postado em: 28 de novembro de 2014

Confira outros artigos do nosso blog

MATERA patrocina Software Experience 2017

05 de outubro de 2017

Caue dos Santos Pereira

Nova diretoria de Inovação e Negócios da MATERA busca parcerias

20 de abril de 2017

Vania Hoshii

Retrospectivas Bombásticas – Keep Talking and Nobody Explodes

17 de março de 2017

Bruno Gonçalves Zanutto

[Webinar] Desenvolvendo soluções completas em pouco tempo

19 de janeiro de 2017

Eduardo Pedroso

Deixe seu comentário