Os sabotadores da inovação e do empreendedorismo – O sabotador

No post anterior falamos sobre a auto sabotagem, um correlato a uma autocrítica do indivíduo sobre sua posição inovadora, listamos algumas armadilhas e demos dicas para escaparmos delas. Mas e quando temos ao nosso redor amigos, familiares ou colegas, que vão contra ou bloqueiam as suas manifestações empreendedoras? O que fazer?

Pois é sobre eles que vamos falar.

Esse “amigo”, que não teve experiências inovadoras ou empreendedoras, não entende a sua iniciativa e invariavelmente colocará foco nos pontos negativos, nas incertezas, nos riscos que são inerentes a inovação ou projeto empreendedor e não contribuem com o trabalho que você está fazendo.

Vejamos abaixo como podemos evitar esse tipo de sabotador:

#Ajudar naquilo que for possível: nesse caso, podemos apresentar aos Sabotadores os caminhos pelos quais já percorremos; alerta-lo sobre as dificuldades enfrentadas. A indicação de leituras sobre o tema em livros, artigos ou vloggers poderá ajudar a alavancar sua imaginação.

#Socializar. A opinião de ourtas pessoas que não seja você, terá mais efeito em convencê-lo a virar o jogo e enfrentar essa jornada. Convide esse sabotador para reuniões, apresentações, meetups sobre empreendedorismo; a experiência de outros inovadores irão apresentar à uma linha diferente de pensamento.

Os sócios do empreendimento também podem representar uma ameaça, pois a sociedade deve se complementar em vários aspectos, como por exemplo: comportamentais, competências técnicas, etc. e é muito saudável que todos estejam alinhados e apaixonados pela ideia.

Nos casos mais complicados, onde o sabotador não consegue entrar no clima, não comprometa seus objetivos, se distancie aos poucos e mantenha o foco.

Depende de você identificar esses indivíduos para neutralizá-lo, e se for de sua vontade mostre os seus objetivos e tente ganhar um aliado.

 

Confira o primeiro post da série: Os sabotadores da inovacao e do empreendedorismo – A auto-sabotagem

Confira o terceiro post da série: Os sabotadores da inovacao e do empreendedorismo – O Ecossistema

Por BRUNO MILLER

Postado em: 12 de fevereiro de 2015

Confira outros artigos do nosso blog

MATERA patrocina Software Experience 2017

05 de outubro de 2017

Caue dos Santos Pereira

Nova diretoria de Inovação e Negócios da MATERA busca parcerias

20 de abril de 2017

Vania Hoshii

Retrospectivas Bombásticas – Keep Talking and Nobody Explodes

17 de março de 2017

Bruno Gonçalves Zanutto

Prato de hoje: Retrospectiva

02 de fevereiro de 2017

André Suman

Deixe seu comentário