Passo-a-passo: Design centrado no usuário

Quer saber como priorizar as reais necessidades do seu usuário? Confira estas quatro etapas!

Por LARISSA FERREIRA

 

Com o passar do tempo, o desenvolvimento de ferramentas voltadas aos objetivos do negócio tornaram-se cada vez mais comuns, o que apesar de ser importante,  acentuou as possibilidades de se desviar o foco das necessidades reais do usuário final. Isso acontece, porque sistemas complexos exigem uma adaptação comportamental para uso, ocasionando na maioria das vezes em uma experiência desagradável para quem busca um produto ou serviço.

 

Design centrado no usuário UX

 

O design centrado no usuário surgiu com objetivo de inverter essa estratégia, passando a produzir espelhando-se nas particularidades do público a ser atingido. Para que isso aconteça de maneira efetiva, existem 4 etapas essenciais:

 

  • Identificar o contexto de uso: a construção de personas é um item primordial no processo. É nessa fase que se identifica as características, necessidades e limitações do usuário, através de métodos investigativos.

 

  • Classificar requisitos: com as condições estabelecidas, é hora de planejar um equilíbrio entre os atributos do negócio, e maneiras de atingir as necessidades anteriormente identificadas.

 

  • Elaborar protótipos: a criação de modelos testáveis possibilita uma visão prática da transformação das ideias levantadas em produto.

 

  • Avaliação: a validação efetiva desse processo só acontece quando se obtém feedbacks reais dos usuários finais. Quando a persona idealizada no início passa a ter contato com seu produto, é possível identificar até onde o objetivo foi atingido, e o que precisa ser melhorado para que a satisfação seja garantida.

 

Seguindo o princípio de Martin Leblanc: “A interface do usuário  é como uma piada. Se você tem que explicar, ela não é tão boa”. Sendo assim, é fundamental que uma experiência de qualidade seja priorizada desde o princípio, pois é ela que garantirá o sucesso de um produto.

 

 

Referências

https://medium.com/aela/o-que-%C3%A9-design-centrado-no-usu%C3%A1rio-11a9c13c3a2f

https://uxdesign.blog.br/etapas-do-design-centrado-no-usu%C3%A1rio-cec46ae47770

http://www.funpar.ufpr.br:8080/rup/process/workflow/requirem/co_ucd.htm

Por LARISSA FERREIRA

UX em início de carreira, apaixonada por aprender novas tecnologias.

Postado em: 21 de junho de 2018

Confira outros artigos do nosso blog

Gamification: engajamento e mudança cultural

16 de julho de 2018

Jaqueline de Jesus Zamboni

Ferramentas de prototipação: qual a melhor escolha?

25 de junho de 2018

Larissa Ferreira

Aplicando conceitos de UX em API REST

28 de abril de 2017

Monise Costa

Explore o Material Design

23 de setembro de 2016

Jaqueline de Jesus Zamboni

Deixe seu comentário