Práticas de Startups que todo e-Commerce deveria aplicar: 2- Protótipos

Nessa série de 5 posts vamos abordar conceitos e práticas de startups que podem facilmente serem aplicadas a seu e-Commerce . Hoje abordaremos o tema Protótipos que é uma parte crucial do aprendizado de qualquer modelo de negócio. No primeiro post falamos sobre a Inception, que nada mais é que o momento de incubar ideias na cabeça das pessoas de modo a torná-las parte do seu e-commerce.

A partir dos protótipos podemos identificar necessidades de aprimoramento ou mesmo características úteis aos nossos produtos e serviços.

Com os protótipos, iniciamos uma fase de exploração do nosso modelo de negócio. Para um e-Commerce, protótipos dizem muito respeito a disposição, usabilidade, navegação e experiência sobre funcionalidades previstas em determinadas campanhas ou páginas. Num redesign, criar uma nova experiência pode comprometer muito a expectativa de seu cliente. Portanto, antes de lançar qualquer novidade é importante usar a fase de Inception para tornar seu cliente um parceiro na evolução de um projeto, seguida de uma prototipação para discussão e evolução das ideias.

Existem diversas ferramentas que permitem criar e trabalhar protótipos, como o Pencil Project ou até ferramentas online como o Draw.io,  mas visando um baixo custo, não há nada melhor do que iniciar com rabiscos numa folha de papel. Expor suas ideias num protótipo “papel de pão” é uma boa forma de identificar o caminho desejado a ser seguido. Na maioria das vezes, as pessoas esperam um protótipo navegável e interativo, mas isso tem um custo elevado e, veremos no próximo post, que vale mais a pena reservar esse esforço para investir num bom MVP.

Mas como um protótipo pode ser útil? O vídeo abaixo, extraído do TED Talks, apresenta em menos de 7 minutos, o desafio do Marshmallow, um estudo realizado com diversos executivos de diversos países. Entre outras coisas, ele mostra resultados interessantes com uso de técnicas simples como a própria prototipação, que se prova ser  essencial para qualquer tipo de aprendizado. Veja:

 “Back To The Basics”

Referências:

Por FABIANO AMARO COSTA

MATERANO na veia. Vive a cultura MATERA desde 2008 em diferentes papeis. Curte cães, carros e fotografia. Acredita na vida em comunidade, compartilhamento de ideias e experiências como forma de melhorar o mundo.

Postado em: 03 de março de 2015

Confira outros artigos do nosso blog

Manhattan Associates é considerada líder de mercado em WMS pelo Instituto Gartner

18 de março de 2016

Valmir Massafera Jr

[Webinar] Melhores práticas para e-Commerce

05 de janeiro de 2016

Valmir Massafera Jr

Manhattan Associates expande cobertura do mercado nacional com a Kajera

24 de setembro de 2015

Vania Hoshii

Práticas de Startups que todo e-Commerce deveria aplicar: 5- Fail Fast

19 de junho de 2015

Fabiano Amaro Costa

Deixe seu comentário