Tags:

Presença da MATERA na SECCOMP 2010

Há alguns anos a MATERA participa da SECCOMP, na Unesp de Rio Claro.  O evento dura uma semana com palestras, mini-cusros, workshops, etc, promovendo contato entre os estudantes e as empresas de TI.  A cada ano, o RH apresenta a empresa e um profissional da MATERA ministra uma palestra. Na semana passada (20/10) eu falei sobre desenvolvimento ágil. Optei por dar uma ideia de como as coisas caminharam até chegar ao ágil, desde o modelo “balbúrdia” em que não havia papéis e nem modelo muito definidos (muitos de nós já trabalhamos assim … ), passando pelo cascata e iterativo e incremental. Minha intenção foi fazê-los conhecer porque passamos por esses vários modelos, os pontos fortes e fracos de cada um. Contei alguns casos que vivi, já que passei por todos eles.

Essa geração vai entrar em empresas que ainda usam modelos mais tradicionais, seja por opção, seja porque o cliente quer. O modelo ágil é muito bom, mas os demais não são insuportáveis. A tendência de quem chega é achar que o que havia antes deles é ultrapassado e ruim. A proposta de mostrar a trajetória é eles entenderem um pouco do contexto, perceber que as coisas não acontecem num passe de mágica. Parece óbvio hoje, mas não foi fácil chegar até aqui.

Por fim, um pouco de “futurologia”. Os modelos atuais ainda são baseados na era industrial e acho que teremos um modelo mais adequado à era pós industrial / era do conhecimento. Falei sobre o impacto que a disseminação do conhecimento muitos-para-muitos traz, porque nunca aconteceu algo parecido na nossa história. Além das oportunidades que surgem no entorno de uma revolução. Citei exemplos de necessidades que surgiram na revolução industrial ocasionadas pela mudança nas relações sociais. A intenção era deixá-los despertos (e espertos) para as oportunidades dentro e fora da revolução. Foi a hora em que vi os olhos deles brilharem mais ! Bom, esse é um de meus assuntos preferidos, então, falaria disso o dia todo …

Para quem tiver curiosidade, segue a apresentação

Apresentação SECCOMP

Por MARCIA BUSSOLARO

Postado em: 27 de outubro de 2010

Confira outros artigos do nosso blog

Nova diretoria de Inovação e Negócios da MATERA busca parcerias

20 de abril de 2017

Vania Hoshii

Páscoa Feliz 2017

18 de abril de 2017

Tamiris Fernanda Cella

Hackathon Internet Banking: UI/UX + APIs

15 de março de 2017

Pedro Farci

Three laws that enable agile software development

09 de março de 2017

Celso Gonçalves Junior

Deixe seu comentário