Programa de Tutor para novos profissionais

Pensando no acolhimento e apoio dos seus novos profissionais, a MATERA criou em 2009 um programa chamado “Tutor”. O objetivo inicial foi o de agilizar o desenvolvimento e utilização das competências técnicas e comportamentais no dia-a-dia,  porém na prática tornou-se uma ferramenta interessante de retenção profissional.

Este é um programa que traz benefícios para os dois lados: o Tutor sente-se reconhecido e passa a ser um modelo para comunidade, uma referência técnica e comportamental, vivenciando e multiplicando os valores da MATERA.  Já o profissional recém contratado sente-se valorizado e acolhido pela empresa. É uma relação ganha-ganha.

A duração do programa é de 90 dias, e o acompanhamento diário. Existem momentos formais de feedback tanto do Tutor quanto do Gestor, o que gera uma oportunidade para o novo profissional saber se está no caminho certo e receber uma orientação mais próxima de como atuar.

Qualquer profissional pode ser um Tutor, desde que seja uma boa referência técnica, conheça bem os procedimentos internos e políticas da área e da MATERA, possua habilidade no relacionamento interpessoal, boa didática e, sobretudo, queira ensinar. Ele é quem empreende esforços  para assegurar que o novo profissional cumpra suas atividades da melhor maneira.

O trabalho é multidisciplinar. As áreas de negócio e Desenvolvimento Humano e Organizacional trabalham muito próximas para que o programa tenha a adesão da comunidade. Há um investimento importante de tempo dos Tutores e todos temos que estar preparados para apoiá-los neste processo.

De tempos em tempos há uma revitalização do programa com o intuito de reforçar a importância para a MATERA e receber sugestões de melhorias. Estamos neste momento! Reforçar a diferença que o Tutor faz na vida do novo profissional e em como queremos ser reconhecidos: uma empresa preocupada com seu maior bem – as pessoas.

Por LUCIANA ESTRUQUE

Psicóloga, corredora, apaixonada por desafios. Acredito que a nossa principal missão é cada dia ser melhor e com isso ajudar o outro a ser melhor. O melhor que posso ser. Estamos sempre em evolução, e isso é o que torna a vida mágica.

Postado em: 21 de setembro de 2011

Confira outros artigos do nosso blog

Atração de talentos: recrutamento da Matera é reconhecido pelo Linkedin

17 de julho de 2018

Fernando Porto

Dia de Folia: um exemplo de integração entre trabalho e família

11 de julho de 2018

Fernando Porto

Inclusão e deficientes visuais: vamos falar sobre isso?

18 de maio de 2018

Evandro Chequi

MATERA patrocina evento de empreendedorismo para jovens

05 de setembro de 2017

Caue dos Santos Pereira

Deixe seu comentário