Tags:

Rede Social Corporativa: sua empresa está preparada para esta realidade?

Há alguns anos, a MATERA percebeu que precisava inovar na forma como se comunicava com seus profissionais. Até esta época a empresa possuía canais de comunicação isolados e consequentemente algumas informações importantes não tinham a visibilidade que deveriam. O CEO Carlos Augusto Leite Netto explica que “Tínhamos um blog, onde eram publicadas as informações da diretoria, da área de desenvolvimento humano e organizacional e dos próprios profissionais; um microblog, com postagens curtas do cotidiano; e um fórum técnico.”

Então, em fevereiro de 2012 foi criada a rede social corporativa da MATERA para que todas essas informações ficassem centralizadas num só lugar, cada uma com o destaque adequado.

No MyBoard, nome escolhido pelos próprios profissionais, cada um personaliza seu próprio perfil e pode acessar as notícias da empresa com praticidade. A página inicial, conta com um resumo das últimas conversas do novo microblog, chamado de Drop, e do fórum, além da relação dos aniversariantes do dia e entrada de novos usuários. Além disso, a rede social permite a criação de Grupos com interesses em comum relacionados ao trabalho e também ao lazer, como a prática de esportes coletivos, happy hours, entre outros.

Recentemente, a área de DHO(Desenvolvimento Humano e Organizacional) valeu-se da ferramenta para incentivar seus colaboradores a indicarem colegas por ações que executaram em relação a algum(ns) dos sete valores essenciais da empresa, como “inovação” e “excelência”. Esta atitude aumentou significativamente a retenção de bons profissionais pela empresa.

Você acha que a sua empresa está preparada para implementar uma rede social corporativa? Confira abaixo algumas dicas valiosas para encarar esse desafio:

I) Possuir um grupo competente de comunicação interna

É fundamental ter um ou mais colaboradores para cuidar da uniformidade da comunicação interna, repeitando a cultura da empresa na rede social corporativa. Geralmente, a equipe com mais aptidão é a de marketing/comunicação. Eles são essenciais para garantir o sucesso da ferramenta.

II) Validação por uma equipe de testes mista

Se você adotar uma rede social corporativa, vale a pena escolher profissionais de diferentes áreas e níveis hierárquicos da empresa que são alinhados aos valores desta e necessidades dos demais colaboradores para testar a ferramenta antes de divulgá-la para todo o grupo. Um lançamento com erros de usabilidade por exemplo, pode depôr contra e ajudar a afundar a iniciativa.

III) Engajamento de figuras de liderança

O engajamento dos líderes e formadores de opinião são imprescindíveis para garantir o bom uso e o respeito da cultura organizacional da empresa.

Se  a sua empresa possui um alinhamento com essas dicas, há grandes chances de ter sucesso com uma rede social corporativa própria. E ainda, se precisar de auxílio para implementar esta ferramenta, vale a pena considerar a contratação de uma consultoria externa.

Por VALMIR MASSAFERA JR

Designer cheio de ideias, está sempre buscando se há formas de otimizar qualquer comunicação gráfica que encontra. Nerd convicto, nas horas vagas pensa que para ser o Batman só lhe falta o mordomo.

Postado em: 23 de dezembro de 2015

Confira outros artigos do nosso blog

Nova diretoria de Inovação e Negócios da MATERA busca parcerias

20 de abril de 2017

Vania Hoshii

Páscoa Feliz 2017

18 de abril de 2017

Tamiris Fernanda Cella

Hackathon Internet Banking: UI/UX + APIs

15 de março de 2017

Pedro Farci

Three laws that enable agile software development

09 de março de 2017

Celso Gonçalves Junior

Deixe seu comentário