Tags:

Responsabilidade Social agregando valor para a Empresa.

O termo Responsabilidade Social (RS), originário do latim Responsous, já vem sendo aplicado de modo geral a algum tempo, e existem várias interpretações e sentidos para ele. Mas basicamente ele está ligado direta ou indiretamente a indivíduos, com relação às escolhas, decisões e impactos das nossas ações e também está relacionado a práticas sociais dentro de uma empresa.

De acordo com o conceito da ISO 26000, da Organização Internacional de Padronização ou Normalização (ISO), Responsabilidade Social de uma organização está relacionada com os impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, mediante comportamento transparente e ético, visando:

  • Contribuir para o desenvolvimento sustentável, inclusive saúde e bem-estar da sociedade, atender as expectativas das partes interessadas, obedecer as leis aplicáveis e consistentes com as normas internacionais de comportamento e integrar a instituição de forma holística e de interdependência.

Existem várias cartilhas que descrevem sobre Responsabilidade Social, e esclarecem inclusive, outros conceitos que por vezes, ainda podem nos confundir como: filantropia, que diz respeito a ação individual e voluntária, com base assistencialista, Responsabilidade Social e Responsabilidade Organizacional.

No entanto, a RS ainda pode não ser compreendida por grande parte da sociedade e das organizações como as normas propõem. Mas fazendo com que Empresa x Sociedade pratiquem estes conceitos teremos um resultado mais amplo e abrangente da verdadeira transformação que se espera.

Na MATERA atuamos há cinco anos com a Responsabilidade Social através do projeto Gente em Ação, que visa envolver os profissionais em ações coletivas internas e externas, com foco na comunidade e no meio ambiente, e isso tem sido um diferencial para todos nós, pois é uma maneira de contribuirmos para o bem-estar da sociedade e em contrapartida também estamos fazendo bem a nós mesmos.

Procuramos sempre despertar em nossos profissionais o lado de voluntariado que pode existir em cada um de nós, e as diversas maneiras como podem ocorrer, direcionando o olhar para as várias vertentes de como ajudar a sociedade, por meio daquilo que a empresa propõe.

Este é um assunto que discorre em muitas explicações e aplicações, e importa também que todos nós, enquanto indivíduos façamos a nossa parte para melhorar literalmente o meio ambiente em que vivemos, pois construiremos uma sociedade melhor, mais justa, que compreende seus valores e evolui para o melhor do planeta e sua continuidade!

Referências:

http://www.inmetro.gov.br/qualidade/responsabilidade_social/cartilha_compreendendo_a_responsabilidade_social.pdf

Por MÁRCIA MARIA DE OLIVEIRA VALENÇA

Analista de Sistemas desde 1999, Blogueira por empolgação, Mãe de um pequeno menino sapeca , voluntária na arte contar histórias a crianças hospitalizadas e encantada com o dom da vida e em como podemos transformá-la através de boas ações.

Postado em: 27 de junho de 2016

Confira outros artigos do nosso blog

Agosto: um mês de muita solidariedade na Matera

31 de agosto de 2018

Tamiris Fernanda Cella

Gente em Ação participa do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial

11 de junho de 2018

Tamiris Fernanda Cella

Sustentabilidade e seus aspectos multiformes

07 de junho de 2018

Tamiris Fernanda Cella

Agora temos Indicadores de Responsabilidade Social e Sustentabilidade!

28 de maio de 2018

Silvia Zulin

Deixe seu comentário