Tags:

Responsabilidade Social na Sua Vida Social

Para começar falar do assunto Responsabilidade Social na Sua Vida Social vamos lembrar de que este tema já é muito vivenciado no ambiente corporativo, porém, cada indivíduo pode incluir este tema nas suas próprias vidas diariamente através de pequenos gestos ou atitudes que podem contribuir para uma sociedade mais justa. Inclui-se aqui também a preocupação com o meio ambiente em que vivemos.

A MATERA é uma empresa que vem demonstrando seu engajamento e comprometimento com o Tema Responsabilidade Social.

Ao longo dos seus quase 30 anos, vem realizando e promovendo ações que contribuem para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável.

Atuando através de ações sociais como o projeto Gente em Ação e atividades sem fins lucrativos como doações, programas solidários, lazer, esporte, projetos profissionalizantes e dessa forma inspirando os MATERANOS* (Seus próprios funcionários) a trazerem para a vida social de cada um o Tema Responsabilidade Social através de atitudes mais sustentáveis no dia-a-dia.

* “Sim, é assim que nos identificamos internamente e particularmente tenho orgulho disso”.

Além disso, a MATERA anualmente faz doação do limite total disponível para pessoas jurídicas que é de 9% do IR para Instituições Culturais e Sociais, (para pessoa física o valor limite da doação é de no máximo 6%).

Então orgulhosamente através desse post viemos chamar sua atenção para uma oportunidade que estará disponível a partir do final de Fevereiro que é a Doação de parte do Seu Imposto de Renda Retido na Fonte para alguma instituição de caridade…

Ao invés de pagar à Receita Federal Você pode doar diretamente à uma instituição de caridade devidamente credenciada utilizando parte do imposto apurado ao final da Declaração. 

A doação é destinada a projetos sociais vinculados à fundos do  ECA  – Estatuto da Criança e do Adolescente e é feita diretamente na declaração de Imposto de Renda. Após o preenchimento ter sido finalizado, você pode acessar uma ficha na área de Resumo da Declaração chamada: Doações diretamente na declaração ECA. No próprio programa da Receita Federal é possível verificar o valor disponível para doação.

Existem alguns limitadores…

Quando a doação é efetuada diretamente na declaração de ajuste anual não deve exceder 3% do valor do imposto devido. Ao mesmo tempo, ela está sujeita ao limite global de 6% do imposto devido na declaração para o total de doações a fundos da Criança e do Adolescente e do Estatuto do Idoso e de incentivos à Cultura, à atividade audiovisual e ao desporto. Ao acessar a ficha de doação direta, o contribuinte é informado do valor disponível para doação direta já considerando esses limites.

Você pode escolher  de acordo com o tipo de fundo Nacional, Estadual/Distrital e Municipal fazendo sua opção e informando qual o valor a ser doado, também é possível escolher mais de um fundo. O programa permite dividir suas doações entre os fundos de sua preferência de acordo com a região.

Após a escolha das doações o próprio programa gera uma DARF (Documento de Recolhimento) com vencimento em 30/04. O valor dessa doação é deduzido do total do imposto devido e é distribuído pela própria Receita Federal aos Fundos.

Embora essa opção só alcance quem opta pela declaração completa, podemos dizer que é uma ótima oportunidade para contribuir com instituições de confiança.

VIU SÓ COMO É FÁCIL INCLUIR O TEMA RESPONSABILIDA SOCIAL NO SEU DIA-A-DIA?! 

Aproveite para fazer isso neste ano… O período para entrega da Declaração começa em 01/03 e vai até 30/04/2016.


Por JOSIVALDO DA SILVA SANTOS

MATERANO desde 2012. Orgulhoso de pertencer. Formado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Gestão Bancária. Aqui atua com sistemas de investimentos. Gosta de estudar a evolução ou involução do comportamento humano. Adora dançar, especialmente ritmos latinos como a Salsa, Bachata e Merengue.

Postado em: 29 de janeiro de 2016

Confira outros artigos do nosso blog

Agosto: um mês de muita solidariedade na Matera

31 de agosto de 2018

Tamiris Fernanda Cella

Gente em Ação participa do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial

11 de junho de 2018

Tamiris Fernanda Cella

Sustentabilidade e seus aspectos multiformes

07 de junho de 2018

Tamiris Fernanda Cella

Agora temos Indicadores de Responsabilidade Social e Sustentabilidade!

28 de maio de 2018

Silvia Zulin

Deixe seu comentário